Gestão dos Recursos Faunísticos

Para além da exposição oral dos temas incluídos nos conteúdos programáticos, as aulas incluem a identificação
prática de espécies, quer em sala quer no campus da ESAC.

Como resultado do processo de aprendizagem pretende-se que o aluno: 1. Conheça a bio-ecologia dos diferentes grupos de animais vertebrados com importância em Portugal e o papel que desempenham no ecossistema que integram; 2. Conheça os aspectos básicos da anatomia dos principais grupos de vertebrados; 3. Conheça os conceitos associados à caça e à pesca, bem como as técnicas adequadas para exploração sustentável destas; 4. Conheça os princípios básicos do ordenamento cinegético ao nível da gestão das populações, do habitat e dos predadores, e das relações com a Conservação da Natureza e outras actividades de Turismo de Natureza. Consiga integrar as competências anteriores de modo a produzir um plano de ordenamento e gestão para a fauna silvestre

Módulo 1. Conhecer a fauna silvestre: a evolução dos vertebrados; espécies e grupos de espécies mais importantes; sua repartição geográfica e por habitats; biologia (anatomia, fisiologia, morfologia externa, etologia e sanidade animal), e ecologia dos diferentes taxa com particular relevo para as espécies com importância cinegética e haliêutica; espécies em perigo e medidas de protecção.
Módulo 2. Caça: introdução histórica; exploração cinegética (processos e meios de caça), relações com a Conservação da Natureza. Pesca: conceitos e legislação sobre pesca nas águas interiores, exploração piscícola.
Ordenamento e gestão: planos de gestão de zonas de caça; gestão das populações; controle de predadores; repovoamentos; técnicas de monitorização; indíces de adequação de habitat (HSI); relações com outras
actividades de turismo de natureza, como a observação de aves.

Avaliação Por Exame
  • - Exame Teórico-Prático - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste Teórco-Prático do módulo 2 - 50.0%
  • - Teste Teórco-Prático do módulo 1 - 50.0%

Ribeiro, F., Beldade, R., Dix, M. & Bochechas, J. 2007. Carta Piscícola Nacional. DGRF – Fluviatilis, Lda. Lisboa.

Mularney, K., Svensson, L., Zettertröm, D., Grant, P.J. 2003. Guia de Aves. SPEA e Assírio e Alvim.

MacDonald, D. e Barret, P. 1999. Mamíferos de Portugal e Europa. Fapas. Porto.

Cabral, M.J. (coord.) 2006. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (peixes dulciaquícolas e migradores, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). ICN, Assírio & Alvim.

Bolen, E.G. e Robinson, W.L. 2002. Wildlife ecology and management. Prentice Hall. New Jersey.

Braun, C.E. (ed.) 2005. Techniques for wildlife investigations and management. The Wildlife Society. Bethesda.

Almeida, N.F., Almeida, P.F., Gonçalves, H., Sequeira, F., Teixeira, J. e Almeida, F.F. 2001. Anfíbios e Répteis de Portugal. Fapas. Porto.

Sinclair, A., Fryxell, J., e Caughley, G. 2006. Wildlife Ecology and Management. Blackwell.

Pereira, C.A. 1994. Espécies Aquícolas de Portugal Continental. DGF, Lisboa.