Gestão dos Recursos Florestais

Silvicultura;  Inventário florestal ; SIG & Detecção Remota; Ordenamento Biofísico

Esta unidade curricular está estruturada em aulas teórico práticas

Esta UC de caráter integrativo, pretende habilitar o aluno com os conhecimentos necessários à tomada de decisão em planeamento e gestão de recursos florestais. Como resultado o aluno deverá ser capaz de:

Módulo 1:

(1) Compreender a floresta como um espaço multifuncional e entender a gestão como um exercício que visa cumprir os objectivos definidos assegurando o cumprimento de princípios de sustentabilidade ecológica, económica e social;

(2) Desenvolver a base de informação que suporta as decisões inerentes ao planeamento e gestão florestal ao nível do povoamento e ao nível da floresta;

(3) Utilizar modelos e tecnologia para a planificação espacial e temporal das intervenções ao nível dos povoamentos e da floresta;

Módulo 2:

(4) Elaborar e escrever um plano de gestão.

Modulo 1: Elementos básicos de análise de decisão em gestão de recursos florestais; Organização espacial e temporal das florestas em unidades de gestão; Desenvolvimento das bases de informação para a valorização e caracterização das florestas. Projeção e estimação do desenvolvimento das florestas ao longo de um horizonte temporal. Noções e métodos clássicos de ordenamento florestal; Diversidade de objetivos, sustentabilidade e multifuncionalidade; Componentes de um projeto de gestão florestal ao nível da floresta.

Modulo 2: Realização de um projeto integrativo onde o aluno aplicará os conhecimentos adquiridos  na formulação de estratégias de gestão ao nível da floresta

Exame
  • - Exame escrito - 50.0%
  • - Plano de Gestão - 50.0%
Avaliação contínua
  • - Modulo 2 Plano de Gestão - 50.0%
  • - Modulo 1 Teste escrito - 50.0%

Bettinger, P., Boston, K., Siry, J., & Grebner, D. L. (2016). Forest management and planning. Academic press.

Davis LS, Johnson KN, Bettinger PS, Howard TE. 2001. Forest Management. New York: McGraw-Hill. 804 pp.

Dubourdieu, J., Prieto Rodríguez, A., & López Quero, M. (1993). Manual of forest management. Manual of forest management.

Kangas, A., Kurttila, M., Hujala, T., Eyvindson, K., & Kangas, J. (2015). Decision support for forest management (Vol. 30). Springer.

Complementarmente ao longo das aulas será fornecida bibliografia adicional para ilustrar aspetos específicos da matéria.