Conhecimentos de Base Recomendados
Gestão, matemática, engenharia
Métodos de Ensino
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos, exemplos práticos, resolução de exercícios individuais ou em grupo. Para complementar esta U.C. serão organizados seminários com oradores convidados, em particular, na temática do empreendedorismo. Esta U.C é abordada em conjunto com a U.C de Projecto em Gestão Ambiental, permitindo o aluno desenvolver a parte de processo de produção do plano de negócio.
A elaboração em grupo de um plano de negócios no sector da área do negócio do ambiente constitui a parte prática obrigando o aluno a aplicar os conhecimentos adquiridos num caso passível de ser realizado e com o qual poderá participar e são incentivados a isso nos diferentes concursos de desenvolvimento de ideias e de negócio, abertos ao longo do ano pelas diversas instituições públicas e privadas.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC procura introduzir a terminologia e os princípios gerais da Gestão de Empresas, facultando aos futuros técnicos superiores competências básicas no domínio da Gestão e criando os alicerce para que o estudante possa apostar na auto-formação ao longo da sua vida profissional. Esta UC aborda as técnicas de Gestão como instrumento de fundamentação à tomada de decisão nas suas diversas vertentes: gestão de recursos humanos, financeira e comercial (marketing). Procura ainda estimular a criação de competências de empreendedorismo e espírito inovador, tanto em ambiente empresarial como em outros contextos organizacionais
Programa
Empresas. Estruturas Organizacionais. Comportamento Organizacional.
Gestão Comercial: o Marketing Estratégico, o Marketing Mix e a importância dos estudos de mercado.
Gestão de Recursos Financeiros: função financeira e análise financeira, documentos-base da análise financeira, métodos e técnicas de análise – o método dos rácios, análise do equilíbrio financeiro e da rendibilidade.
Empreendedorismo: ideias e oportunidades de negócio, fontes de financiamento, formalidades para criação de empresas, o plano de negócios e os critérios de avaliação de investimentos.
Métodos de Avaliação
- - Avaliação 2: Plano de negócios, trabalho escrito, apresentação e defesa - 50.0%
- - Avaliação 1: teste escrito - 50.0%
- - Avaliação 1: teste escrito - 50.0%
- - Avaliação 2: Plano de negócios, trabalho escrito, apresentação e defesa - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
LINDON, D.; LENDREVIE, J., LEVY, J., DIONISIO, P. RODRIGUES, J (2001), Mercator XXI: teoria e prática do marketing, Gestão e Inovação, 2011
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SOTOMAYOR, A., RODRIGUES, J., DUARTE, M., (2014), Principios de Gestão das Organizações, Rei dos Livros, 2 ED.
SOUSA, A (1990). Introdução à Gestão. Lisboa: Editora Verbo, 1990.
BERNARDI, L. (2003) Manual de Empreendorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmica. Editora Atlas, 2003.
NASH, L. (2001), Ética nas Empresas, Makron Books.
KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIWAN, I., (2011), Marketing 3.0; Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Actual Editora, 2011
SOTOMAYOR, A., RODRIGUES, J., DUARTE, M., (2014), Princípios de Gestão das Organizações, Reidos Livros, 2 ED.
BARROS, C., (1994), Gestão de Projectos, Ed. Silabo.
ABECASSIS, FERNANDO, CABRAL (1991), Análise Económica e Financeira de Projectos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª ed., 1991.
NEVES, J. C. (2007) Análise Financeira: Técnicas Fundamentais. Edição actualizada Texto Editora,.