Conhecimentos de Base Recomendados
Métodos de Ensino
As aulas são ministradas com recurso a metodologias ativas e participativas, recorrendo aos métodos interrogativo,
expositivo e demonstrativo.
Aulas teóricas com exposição, desenvolvimento e discussão da matéria apresentada.
Aulas teórico-práticas com a elaboração de análises de marketing de produtos e serviços de saúde e role-playing da força de vendas.
Resultados de Aprendizagem
Identificar e adquirir os princípios básicos de administração e gestão da saúde em geral e da farmácia em particular.
Identificar os princípios técnicos que conduzem à gestão económica de stocks de medicamentos em todas as fases do circuito do medicamento quer seja em farmácia hospitalar, quer seja em farmácia comunitária.
Responder às exigências da sociedade na elaboração, controlo, distribuição e aconselhamento de medicamentos, aliando os aspetos económico/financeiros aos da qualidade da prestação de cuidados de saúde.
Aplicar os conhecimentos básicos de marketing no ambiente de farmácia ou laboratório farmacêutico.
Elaborar um plano de marketing para um produto ou farmácia, desde a sua conceção á implementação e seguimento no futuro.
Desenvolver os recursos teóricos e práticos sobre marketing e possibilitar a especialização na área.
Compreender as noções básicas do processo da venda de produtos.
Programa
Logística e distribuição de medicamentos em contexto hospitalar (FH)
Conceito de Logística
Conceito de Aprovisionamento Hospitalar
Ciclo do medicamento e a farmácia hospitalar
Recepção e Acondicionamento/Armazenamento de Medicamentos na F.H.
Distribuição de Medicamentos em meio hospitalar
Gestão económica de stocks de medicamentos
Conceito e objectivos da gestão económica de stocks de medicamentos
Gestão económica de um serviço de Farmácia Hospitalar
Indicadores assistenciais da Farmácia Hospitalar
Indicadores de gestão económica da Farmácia Hospitalar
Gestão da Farmácia Comunitária/oficina
Organização da Farmácia Comunitária
Da Encomenda à Venda do Produto
Gestão de utentes
Gestão de receituário
Gestão Financeira
Casos práticos na gestão de stocks e utentes
O papel do Marketing
Conceitos e Evolução do Marketing
Análise e Estudos de Mercado
Mercado
Consumidores
Elaboração estudo de mercado
Segmentação e Posicionamento
Critérios de Segmentação
Posicionamento
O Produto e Preço
Características de um produto
Definições de preço
Distribuição
A força de Vendas
Estratégias de Marketing
Marketing-MIx
O Plano de Marketing
A análise SWOT
O Marketing Business to Business
Marketing Relacional
Marketing na internet
Marketing 1.0 to 5.0
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia obrigatória:
Introdução à Gestão de Organizações. (3ª Edição), 2011. João Lisboa, Arnaldo Coelho, Filipe Coelho e Filipe Almeida. ISBN 9789727883974 Editor: Vida Económica
Manual da Gestão de Stocks-Teoria e prática. Lopes dos Reis. editor: Editorial Presença‧ ISBN: 9789722333078
Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. José Crespo de Carvalho, & Cols. 2ª Edição. ISBN: 978-972-618-894-0. 724 páginas. Ano de publicação: 2017
Revista TecnoHospital nº81, maio/junho 2017, Logística e farmácia hospitalar
A ARTE DA GESTÃO – MANUAL PRÁTICO PARA A FARMÁCIA
António Hipólito Aguiar. 1ªedição, Janeiro 2023
Editora: Hollyfar — Marcas e Comunicação, Lda.
Coleção: Farmácia Distribuição, Revista Profissional da Farmácia. ISBN: 978-989-53999-0-1
Denis Lindon, Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote
Philip Kotler e Kevin Keller – Administração de Marketing, Prentice Hall