Gestão e Marketing em Farmácia

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução à Farmácia
Farmacoepidemiologia

Métodos de Ensino

As aulas são ministradas com recurso a metodologias ativas e participativas, recorrendo aos métodos interrogativo,
expositivo e demonstrativo.
Aulas teóricas com exposição, desenvolvimento e discussão da matéria apresentada.
Aulas teórico-práticas com a elaboração de análises de marketing de produtos e serviços de saúde e role-playing da força de vendas.

Resultados de Aprendizagem

Identificar e adquirir os princípios básicos de administração e gestão da saúde em geral e da farmácia em particular.

Identificar os princípios técnicos que conduzem à gestão económica de stocks de medicamentos em todas as fases do circuito do medicamento quer seja em farmácia hospitalar, quer seja em farmácia comunitária.

Responder às exigências da sociedade na elaboração, controlo, distribuição e aconselhamento de medicamentos, aliando os aspetos económico/financeiros aos da qualidade da prestação de cuidados de saúde.

Aplicar os conhecimentos básicos de marketing no ambiente de farmácia ou laboratório farmacêutico.

Elaborar um plano de marketing para um produto ou farmácia, desde a sua conceção á implementação e seguimento no futuro.

Desenvolver os recursos teóricos e práticos sobre marketing e possibilitar a especialização na área.

Compreender as noções básicas do processo da venda de produtos.

Programa

Logística e distribuição de medicamentos em contexto hospitalar (FH)

Conceito de Logística

Conceito de Aprovisionamento Hospitalar

Ciclo do medicamento e a farmácia hospitalar

Recepção e Acondicionamento/Armazenamento de Medicamentos na F.H.

Distribuição de Medicamentos em meio hospitalar

Gestão económica de stocks de medicamentos

Conceito e objectivos da gestão económica de stocks de medicamentos

Gestão económica de um serviço de Farmácia Hospitalar

Indicadores assistenciais da Farmácia Hospitalar

Indicadores de gestão económica da Farmácia Hospitalar

Gestão da Farmácia Comunitária/oficina

Organização da Farmácia Comunitária

Da Encomenda à Venda do Produto

Gestão de utentes

Gestão de receituário

Gestão Financeira

Casos práticos na gestão de stocks e utentes

 

O papel do Marketing

Conceitos e Evolução do Marketing

Análise e Estudos de Mercado

Mercado

Consumidores

Elaboração estudo de mercado

Segmentação e Posicionamento

Critérios de Segmentação

Posicionamento

O Produto e Preço

Características de um produto

Definições de preço

Distribuição

A força de Vendas

Estratégias de Marketing

Marketing-MIx

O Plano de Marketing

A análise SWOT

O Marketing Business to Business

Marketing Relacional

Marketing na internet

Marketing 1.0 to 5.0

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia obrigatória:

Introdução à Gestão de Organizações. (3ª Edição), 2011. João Lisboa, Arnaldo Coelho, Filipe Coelho e Filipe Almeida. ISBN 9789727883974 Editor: Vida Económica

Manual da Gestão de Stocks-Teoria e prática. Lopes dos Reis. editor: Editorial Presença‧ ISBN: 9789722333078

Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. José Crespo de Carvalho, & Cols. 2ª Edição. ISBN: 978-972-618-894-0. 724 páginas. Ano de publicação: 2017

Revista TecnoHospital nº81, maio/junho 2017, Logística e farmácia hospitalar

A ARTE DA GESTÃO – MANUAL PRÁTICO PARA A FARMÁCIA

António Hipólito Aguiar. 1ªedição, Janeiro 2023

Editora: Hollyfar — Marcas e Comunicação, Lda.

Coleção: Farmácia Distribuição, Revista Profissional da Farmácia. ISBN: 978-989-53999-0-1

Denis Lindon, Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote

Philip Kotler  e Kevin Keller –  Administração de Marketing, Prentice Hall