Gestão Empresarial e Empreendedorismo

Ciências agro-florestais e matemática

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos, exemplos práticos, resolução de exercícios individuais ou em grupo. Para complementar esta U.C. serão organizados seminários com oradores convidados, em particular, na temática do empreendedorismo.
A elaboração em grupo de um plano de negócios no sector da área do negócio do agro-florestal constitui a parte prática obrigando o aluno a aplicar os conhecimentos adquiridos num caso passível de ser realizado e com o qual poderá participar e são incentivados a isso nos diferentes concursos de desenvolvimento de ideias e de negócio, abertos ao longo do ano pelas diversas instituições públicas e privadas.

Dominar os conceitos de empresa e os princípios para a sua gestão; Distingue as formas jurídico-económicas das empresas e interliga os conceitos de comportamento humano e os tipos de estruturas; Identifica e aplica os princípios da gestão de stocks. Conhece os sistemas de planeamento da produção. Faz o diagnóstico da situação económico-financeira de uma empresa e propõe medidas que permitam ultrapassar possíveis fraquezas identificadas. Conhece as técnicas de marketing para divulgar e promover os seus produtos e a sua atividade; Possuir as competências técnicas e analíticas para a identificação e criação de novos negócios, com visibilidade e potencial de crescimento e dominar os instrumentos teóricos, metodológicos e analíticos que permitem investigar a problemática do empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes. Compreende os fundamentos do Plano de Negócios e os valores morais do negócio

Empresas. Estruturas Organizacionais. Comportamento Organizacional.
Gestão de Recursos Materiais: variáveis básicas da gestão e controlo de stocks – o sistema ABC e a quantidade económica a encomendar “Fórmula de Wilson,”. Método sem desconto e com desconto em quantidade.
Gestão da Produção: escolha do processo produtivo, planeamento da produção. Método de PERT/CPM e filosofia “just-in-time”.
Gestão de Recursos Financeiros: função financeira e análise financeira, documentos-base da análise financeira, métodos e técnicas de análise – o método dos rácios, análise do equilíbrio financeiros da rendibilidade.
Gestão Comercial: o Marketing Estratégico, o Marketing Mix e a importância dos estudos de mercado.
Empreendedorismo: ideias e oportunidades de negócio, fontes de financiamento, formalidades para criação de empresas, o plano de negócios e os critérios de avaliação de investimentos. Ética e Deontologia na Empresa.

Exame
  • - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 40.0%
  • - Avaliação 1: teste escrito - 60.0%
Avaliação continua
  • - Avaliação 3: Trabalho e apresentação - 40.0%
  • - Avaliação 2: teste escrito - 30.0%
  • - Avaliação 1: teste escrito - 30.0%

SOARES, J., FERNANDES, A., MARÇO, A., MARQUES, J., (2007)., Avaliação de Projectos de investimento na OPtica Empresarial. Ed Silabo, 2º ed.

SOTOMAYOR, A., RODRIGUES, J., DUARTE, M., (2014), Principios de Gestão das Organizações, Reidos Livros, 2 ED.

ABECASSIS, F, (1991), Análise Económica e Financeira de Projectos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª ed., 1991.

BARROS, C., (1994), Gestão de Projectos, Ed. Silabo.

BERNARDI, L. (2003), Manual de Empreendorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmica. Editora Atlas, 2003.

BREALEY, RICHARD A. ; STEWART C. MYERS (1990), Princípios de finanças empresariais. 5ª ed. Lisboa : Editora McGraw-Hill de Portugal

CHIAVENATO, I.(1992),Introdução à Teoria Geral da Empresa. Editora McGraw Hill, 3ª ed., 1993.

COURTOIS, A., PILET, M., MARTIN, C (2007)., Gestão da Produção. LIDEL, 5ª ed., 2007.

CRAVENS, D., PIERCY, N. (2013), Strategic Marketing, McGraw-Hill, 20 ed.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIWAN, I., (2011), Marketing 3.0; Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Actual Editora, 2011

KOTLER, R., (1980) Marketing Management: Analysis, Planning and Control. Prentice Hall International Editions, 1980.

LINDON, D.; LENDREVIE, J., LEVY, J., DIONISIO, P. RODRIGUES, J (2001), Mercator XXI: teoria e prática do marketing, Gestão e Inovação, 2011

MARTINS, A. (2004)Introdução à análise financeira de empresas. Porto: Vida Económica, 2ª ed., 2004.

NASH, L. (2001), Ética nas Empresas, Makron Books.

NEVES, C. ((2005), Avaliação e gestão da performance estratégica da empresa. Texto Editores.

NEVES, J. C. (2007) Análise Financeira: Técnicas Fundamentais. Edição actualizada Texto Editora

SOUSA, A (1990). Introdução à Gestão. Lisboa: Editora Verbo, 1990.

TEIXEIRA, S. (1998), Gestão das Organização, McGraw-Hill.