Resultados de Aprendizagem
Introduzir problemas gerais de gestão estratégica no atual contexto de globalização e competitividade.
Compreender e dominar os conceitos e a lógica do planeamento e pensamento estratégico.
Introduzir técnicas básicas que permitam o diagnóstico do posicionamento real da empresa.
Caracterizar e distinguir diferentes tipos de estratégias disponíveis para a empresa.
Enfatizar a importância da implementação da estratégia de negócios.
Programa
1. Introdução à estratégia empresarial: conceitos e evolução
2. A análise estratégica e posicionamento: ferramentas e metodologias
3. A escolha da estratégia: opções e métodos alternativos
4. A implementação da estratégia
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barney, J. B. e Hesterly, I. W. (2008) “Administração Estratégica e Vantagem Competitiva”, Pearson Education, Inc.
Serra, F., Ferreira, M.P., Torres, M.C. e Torres, A.P. (2010), Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, Lidel.
Teixeira, S. (2011), Gestão Estratégica, Escolar Editora.
Jonhson, G., Scholes, K. e Whitthington, R. (2005) Explorando a Estratégia Corporativa – Texto e Casos, Bookman
7ª Ed. (*)
Vasconcellos e Sá, J. A. (1997) Os Senhores da Guerra. Bertrand, Lisboa.
Thompson Jr, A., Strickland In, A. e Gamble, J. (2008) Administração Estratégica, McGraw-Hill Internacional do
Brasil, 15ª Ed, São Paulo.