Gestão Estratégica e Políticas Públicas

Conhecimentos de Base Recomendados

Não necessário.

Métodos de Ensino

Toda a Unidade Curricular será ministrada num ambiente presencial. Serão utilizadas em sala metodologias interativas e de gestão de grupo que visem estimular o debate, o questionamento e a consolidação de conhecimentos e competências. O uso de brainstorming inicial como estímulo participativo será valorizado e incentivado bem como a pesquisa e resolução de problemas. Métodos expositivos residuais em estreita correlação com metodologias ativas serão predominantes.

A Unidade curricular está concebida de forma a abordar de forma consistente e estruturada os distintos conceitos de Gestão Estratégicas e de Políticas Públicas. Sendo, comprovadamente, ferramentas de desenvolvimento sustentável, a sua identificação, conceção, identificação, faseamento, reconhecimento, validação e impacto, tornam-se procedimentos fundamentais à sua operacionalização de forma coerente.

Havendo uma interatividade complexa mas complementar em termos conceptuais, e sendo evidente que para a maioria dos alunos será o primeiro contacto com este tipo de problemáticas, será valorizada a aquisição de competências chave por via do recurso a metodologias que estimulem o questionamento e o pensamento crítico, bem como a consistência dos paradigmas analisados.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta Unidade Curricular consistem em: Abordar os distintos conceitos de gestão estratégicas e de Políticas Publicas enunciando as suas principais diferenças; Fornecer uma visão atualizada das diferentes fases da gestão estratégica; Contribuir para a clarificação, importância e diferenças entre as diversas fases da gestão estratégica e políticas públicas; Realçar a importância e as expectativas dos Stakeholders na organização; Identificar a utilidade da gestão estratégica como ferramenta de desenvolvimento sustentável; Reconhecer a importância da existência na criação de políticas publicas; Identificar as diferentes políticas públicas setoriais em Portugal; e Saber identificar as diferentes fases na formação das políticas públicas.

O desenvolvimento desta Unidade curricular visa que os alunos venham a adquirir um conjunto de competências, nomeadamente: Compreender de forma sistemática toda a envolvente num processo de gestão de estratégica e na definição das políticas públicas; Ser capaz de analisar esta temática de forma crítica, integrando e inter-relacionando os conhecimentos adquiridos; Adquirir a aptidão e as capacidades exigidas no âmbito da investigação no domínio das políticas públicas; e Saber avaliar e correlacionar as interdependências conceptuais subjacentes às políticas públicas em vigor ou em construção.

Programa

Parte 1 Gestão Estratégica

1 O conceito de estratégia: A necessidade de gestão estratégica no Setor Público

2 Componentes do processo de gestão estratégica

     2.1 Visão, missão e valores;

     2.2 Objetivos: características e tipos; e

     2.3 Análise externa (Análise SWOT, PESTAL e as cinco forças de Porter).

3.Formulação da estratégia

     3.1 Estratégias colaborativas e competitivas;

     3.2 Envolvimento e as expetativas dos stakeholders;

     3.3 Diversificação de fontes de financiamento;

     3.4 A importância da gestão do conhecimento no setor público.

4 Implementação, avaliação e monitorização estratégica

     4.1 Objetivos de curto prazo e planos de ação;

     4.2 Avaliação no contexto do Setor Público.

Parte 2 Políticas Públicas

1 O estudo das Políticas Públicas

2 As categorias de Políticas Públicas

3 Os decisores políticos: enquadramento

4 Formação das Políticas: Problemas, Agendas e Formulação

5 Orçamento e Políticas Públicas

6 Implementação de Políticas

7 Políticas Públicas: impacto e avaliação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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