Gestão Pedagógica

Métodos de Ensino

A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão  identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.

Resultados de Aprendizagem

– Analisar e discutir as interseções existentes entre as dimensões do currículo, as metodologias e a gestão do pessoal docente;

– Compreender o papel da monitorização e avaliação da implementação dos projetos de gestão pedagógica;

– Contribuir para uma visão estratégia de promoção do sucesso dos alunos, através de uma abordagem centrada em projetos de gestão e inovação pedagógica implementados no território nacional no quadro dos normativos em vigor;

– Refletir sobre práticas inovadoras de gestão pedagógica e impactos na qualidade das aprendizagens e da melhoria da escola. 

Programa

1- Gestão Pedagógica – perspetivas para a conceptualização;                                                                                            2 – Metodologias para ao Desenho de Projetos de Gestão Pedagógica;                                                                                                                               3 – Implementação de Projetos de Gestão Pedagógica em UO;                                                                                          4 – Acompanhamento, supervisão, monitorização e avaliação de Projetos de Gestão Pedagógica (impacto nos territórios).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Distância síncrona (8h contacto) - Envolvimento/participação - 20.0%
  • - Apresentação oral - 20.0%
  • - Distância assíncrona (11h contacto) - Envolvimento/participação - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barroso, J. (1999). A escola entre o local e o global: perspetivas entre o local e o global. Lisboa:Educa

Fullan, M. (2002). Las Fuerzas del Cambio: Explorando las profundidades de la reforma educativa. Madrid: Ediciones AKAL.

Hargreaves, A. (1988). Os professores em Tempo de Mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: Mc Graw-Hill

Lima, J. A. (2004). O currículo construído: Da autonomia da escola à colaboração profissional entre docentes. Revista de Estudos Curriculares , 54-84. APEC-Braga

Lima, J. A. (2011b). A Administração Escolar: Estudos. Porto:Porto Editora