Higiene e Segurança no Trabalho

Não aplicável

As aulas de natureza teórico-prática têm uma componente expositiva e uma componente de discussão/aplicação dos conhecimentos adquiridos. Numa segunda fase será prestado apoio aos alunos para a elaboração de planos de Higiene e Segurança de diferentes instalações/ambientes de trabalho. Uma visita de estudo a uma empresa modelo possibilitará o contacto do aluno com uma situação concreta. A avaliação poderá ser contínua ou por exame final. A avaliação contínua pressupõe a realização de: uma frequência (com um peso de 50%) e a execução e discussão de um Plano de Higiene e Segurança (com um peso de 50%). A avaliação por exame final consiste na realização de um teste escrito. Ao longo do semestre é disponibilizado um horário aos alunos, fora do contexto das aulas, para apoio na compreensão dos conteúdos leccionados, na elaboração do Plano e na preparação para frequências e exames.

O objectivo da Unidade Curricular é a aquisição de competências no que diz respeito à Segurança e Higiene na actividade, nomeadamente o conhecimento da legislação aplicável, a correcta identificação e utilização de equipamentos de protecção e a elaboração de Planos de Segurança. Pretende-se assim que o aluno, após a leccionação da UC, tenha adquirido competências que permita colaborar na definição da política geral da empresa relativa à prevenção de riscos com o planeamento e a implementação do correspondente sistema de gestão, no desenvolvimento de processos de avaliação de riscos profissionais, na concepção, programação e desenvolvimento de medidas de prevenção e de protecção e na coordenação técnica das actividades de segurança e higiene.

Fundamentos da Higiene e Segurança, custos de segurança versus custos dos acidentes de trabalho, significado e importância da prevenção. Legislação e regulamentação Nacional e Comunitária. Estatística dos acidentes de trabalho. Sinalização de segurança. Equipamentos de protecção individual e colectiva. Identificação dos riscos de Trabalho, riscos físicos, químicos e ergonómicos. Critérios de avaliação de riscos de Trabalho. Acções de prevenção, conceito, tipos de acções e critérios para a definição das acções de prevenção. Implementação e avaliação das acções de prevenção. Planos de Segurança e Higiene. Fichas de procedimentos de segurança.

Avaliação Contínua
  • - Execução e discussão de um Plano de Higiene e Segurança - 50.0%
  • - Teste escrito - 50.0%

NP ISO 45001 – 2019 . Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho – Requisitos e orientação para a sua utilização

MARTIN, C., 2007. Avaliação do risco em segurança, higiene e saúde no trabalho. Monitor, Lisboa, 326 p.

MIGUEL, A.S.S.R., 2000. Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. Porto Editora, Porto, 505 p. Associação Empresarial de Portugal, 2004. Manual de formação: Higiene e Segurança no Trabalho. AEP, Portugal, 45 p.

Martin, C. (2007). Avaliação do risco em segurança, higiene e saúde no trabalho. Monitor, Lisboa, 326 p.

Harms-Ringdahal, L. (2001). Safety Analysis – Principles and Practice in Occupational Safety. Taylor & Francis, London, 289 p.

Associação Empresarial de Portugal (2004). Manual de formação: Higiene e Segurança no Trabalho. AEP, Portugal, 45 p.

Santos, G., 2013. Sistemas Integrados de Gestão, Qualidade, Ambiente e Segurança. Publindústria Porto, 263p