Métodos de Ensino
Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 42 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Estudo e reflexão sobre teorias, obras e autores de referência.
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Trabalho (de grupo) – peso de 30% na avaliação global;
– Teste – peso de 70% na avaliação global.
EXAME
– Domínio dos conteúdos programáticos – peso de 70% na avaliação global do exame;
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame.
Resultados de Aprendizagem
3.1. Caracterizar em termos gerais a história da moda e dos têxteis
3.2. Identificar os conceitos de moda e dos têxteis
3.3. Comparar moda e traje.
3.4. Reconhecer os fatores histórico-culturais desde a Pré-História até ao Séc. XXI.
3.5. Analisar e caracterizar têxteis e vestuário desde a Pré-história até ao Séc. XXI.
Programa
4.1. A história da moda e dos têxteis
4.1.1. Moda e traje
4.1.2. Moda e corpo humano
4.1.3. Origens do vestuário
4.1.4. Evolução dos têxteis
4.2. Os têxteis e vestuário da pré-história ao Séc. XXI
4.2.1. A Pré-História
4.2.2. O Oriente Antigo
4.2.3. O Egipto
4.2.4. Creta
4.2.5. A Etrúria
4.2.6. A Grécia
4.2.7. Roma
4.2.8. Bizâncio
4.2.9. As Invasões Bárbaras
4.2.10. A Alta Idade Média
4.2.11. O Românico
4.2.12. O Gótico
4.2.13. O Renascimento
4.2.14. O Barroco
4.2.15. Rocócó – Séc. XVIII
4.2.16. Pós Revolução Francesa – Séc. XVIII
4.2.17. Império – Séc. XIX
4.2.18. A Restauração e o Romantismo – Séc. XIX
4.2.19. Novo Rocócó – Séc. XIX
4.2.20. O Período de 1890 a 1910
4.2.21. A 2ª Década do Séc. XX
4.2.22. Os Anos 20 / 30 – Séc. XX
4.2.23. Os Anos 30 / 40 – Séc. XX
4.2.24. Os Anos 50 / 60 / 70/ 80 – Séc. XX
4.2.25. As primeiras duas décadas do Séc. XXI
4.3. Fatores histórico-culturais das diferentes épocas
4,4. Análise dos têxteis e do vestuário ao longo do tempo
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1.Boucher, F. (2020). História do Vestuário no Ocidente. Cosac & Naify.
2.Cardoso, R.(2008). Uma Introdução à História do Design. 3ª Ed. BlucherLaver, J. &.
3.Dempsey, A.(2010).Estilos, escolas e movimentos. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. Cosac & Naify.
4.Gromer, K. (2015). Aspectos do Design, Produção e Uso de Têxteis e Vestuário da Idade do Bronze até a Era Moderna Primitiva. Archaeolingua:Edição bilíngue.
5.Haye, A. (2012). Costume and Fashion: A Concise History, 5th ed.. Thames & Hudson.
6.Lehnert, G. (2007). História da Moda do Século XX. Könemann.
7.Seeling, C. (2000.). Moda: O Século dos Estilistas 1900-1999. Könemann.