Horticultura

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia

Métodos de Ensino

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventuais passagens de videos, diaporamas e documentários, como complemento da informação nos temas em questão; A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar. A elaboração de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respectiva aplicabilidade.

Resultados de Aprendizagem

1. Entender o conceito e a importância da Horticultura; 2. Identificar as principais famílias e espécies hortícolas e entender as suas exigências culturais; 3. Planear, instalar e manter uma horta; 4. Possuir conhecimentos relevantes de tecnologia hortícola; 5. Executar tarefas hortícolas

Programa

1. Conceito de Horticultura e sua importância; 2. O Planeamento e Instalação de uma horta; regras e princípios a estabelecer: afolhamentos, rotações, consociações, culturas intercalares e escalonamento; 3. Conhecimentos de tecnologia hortícola e de operações culturais: sementeiras, transplantação, repicagem, rega, desbaste e monda; 4. Cuidados especiais em horticultura: enxertia, poda, desponta, capação e castração, tutoragem, branqueamento e estiolamento; 5. Conhecimentos de tecnologia hortícola no que respeita a: estufas, túneis, viveiros e substratos; 6. O “efeito de estufa” e a “inversão de temperatura”; métodos, técnicas, sistemas e materiais utilizados em “forçagem, semi-forçagem e cobertura do solo”; 7. Condicionamento ambiental e desinfecção do solo; 8. Exigências e operações culturais das principais famílias e espécies hortícolas e identificação de sementes;

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Módulo 2 avalia os resultados de aprendizagem referentes às competências 4 e 5. Teste escrito - 50.0%
  • - Módulo 1 avalia os resultados de aprendizagem referentes às competências 1, 2 e 3. Teste escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALMEIDA, D. (2006). Manual de Culturas Hortícolas, Vol. I. Editorial Presença. Lisboa.

ALMEIDA, D. (2006). Manual de Culturas Hortícolas, Vol. II. Editorial Presença. Lisboa. BUNT, A.C. (1988). Media and Mixes for Container Grown Plants. Unwin Hyman Ltd, London, G.B., 309 p. G.P.A.A. (2006).

Anuário Hortofrutícola. Ministério da Agricultura, do desenvolvimento Rural e das Pescas, Lisboa.

HANAN, Joe J. (1998). Greenhouses: Advanced Tecnology for protected horticulture. CRC Press LLC, Florida, U.S.A., 684 p.

JANICK, J. (1977). Horticultural Science. W.H. Freeman and Company. Fouth Edition. New York.

RUBATZKY, V.; YAMAGUCHI, Mas (1983) – Word Vegetables. Principles, Production and nutritive Values. Chapman

MAROTO, J.V. (1990). Elementos de Horticultura General. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.

SEMEDO, C.M. Bugalho (1988). A Intensificação da Produção Hortícola – O meio ambiente, a preparação de plantas e a protecção das culturas. 4ª ed., Publicações Europa- América, Port., 187 p.