Ilustração

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

6.2 Componentes de avaliação e pesos
6.2.1 Avaliação contínua
Os trabalhos a realizar serão em número máximo de 4 e a avaliação obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados.
Componente Teórica (Trabalho de Grupo) – 25%;
Componente Teórico-prática e prática (Projetos Individuais e/ou trabalho de grupo) – 75%;

6.2.2 Avaliação por exame
Componente teórica – 25%
Componente prática – 75%

Resultados de Aprendizagem

3.1 Adquirir conhecimentos teóricos, práticos, estéticos e técnicos necessários à comunicação visual de conceitos/ideias, no âmbito da ilustração;
3.2 Saber analisar soluções alternativas num projeto de ilustração, tendo em conta a mensagem visual a transmitir a um determinado público-alvo;
3.3 O aluno deve adquirir conhecimentos sobre materiais, técnicas e suportes, utilizados na elaboração de projetos de ilustração, bem como conhecer obras e autores;
3.4 O aluno deve saber adequar diferentes linguagens de ilustração para diferentes problemas de comunicação, concebendo, planificando e organizando soluções estéticas adequadas à mensagem a transmitir.
3.5 Conhecer diferentes formas de ilustração e seus representantes mais significativos.
3.6 O aluno deve entender quais os diversos domínios da ilustração.

Programa

4.1 A ILUSTRAÇÃO
4.1.1. Noção, função, domínios da ilustração, narrativa visual
4.1.2 Processo: do briefing à finalização do projeto
4.1.3 Materiais, suportes e técnicas
4.1.4. Princípios de composição da página
4.2. OBRAS E AUTORES
4.2.1 Géneros de ilustração
4.2.2 Linguagem visual
4.3. PROJETO GRÁFICO DE ILUSTRAÇÃO
4.3.1 O meio como mensagem
4.3.2 Narrativa ilustrada
4.4. Ilustração e tridimensionalidade
4.4.1 Materiais, suportes e técnicas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 75.0%
  • - Componente teórica - 25.0%
Exame
  • - Componente teórica - 25.0%
  • - Componente prática - 75.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

3DTotal Publishing (Ed.). (2021). How to Be a Children’s Book Illustrator: A Guide to Visual Storytelling. 3DTotal Publishing
Bang, M. (2016). Picture This: how pictures work. Chronicle Books
Loomis, A. (2012). Creative Illustration. Titan Books.
Lupton, E. (2011). Intuição, Ação, Criação, Graphic Design Thinking. Editoral Gustavo Gili.
Munari. B. (2008). Das coisas nascem coisas. Edições 70.
Press, G. (2007). Illustration Play. Victionary.
Salisbury, M. & Styles, M. (2020). Children’s Picturebooks: The Art of Visual Storytelling (2.ª Ed.). Laurence King Publishing
Sam, M. (2022). Picturebook Makers. Thames Hudson