Ilustração no Design Editorial

Conhecimentos de Base Recomendados

não aplicável

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

6.2 Avaliação contínua

Os trabalhos a realizar serão em número máximo de 3 e a avaliação obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados.

Componente Teórico-prática e prática (Projetos Individuais) – 100%

A escala que consta na pauta de frequência, decorrente da avaliação contínua, é: 0 -20.

A UC apenas pode ser realizada por avaliação contínua. 

Resultados de Aprendizagem

3.1 Adquirir conhecimentos em Publicações editoriais: livro, revista e jornal;

3.2 Domínio de conceitos, princípios e terminologias sobre ilustração Editorial;

3.3 Saber comunicar mensagens especificas através da análise e interpretação de textos e do estudo da estrutura e construção narrativa;

3.4 Desenvolver exercícios no âmbito da ilustração no design editorial.

Programa

4.1. Publicações editoriais: livro, revista e jornal;

4.2. Ilustração editorial;

4.3. Análise e interpretação de textos;

4.4. Estrutura e Construção Narrativa;

4.5. Desenvolvimento Conceptual.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Componente teórico-prática e prática - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bryant, J. (2022). The Art of the Illustrated Book (Victoria and Albert Museum). Thames and Hudson

Embury, G. & Minichiello, M. (2018). Reportagem Ilustrada – Do desenho ao jornalismo – princípios básicos, técnicas e recursos. Editorial Gustavo Gil

Errea, J. (2017). Visual Journalism: Infographics from the World’s Best Newsrooms and Designers. Gestalten

Feddag, M. (2017). Illustration: What’s the Point?. ILEX, Octopus publishing

Moreno, J. & Shaoqiang, W. (2022). New Page Design: Layout and Editorial Design. Hoaki

McCullen, S. (2022). Picturebook Makers. Thames Hudson

Salisbury, M., & Styles, M. (2020). Children’s Picturebooks: the art of visual storytelling. Laurence King Publishing

Selby, A. (2022). Editorial Illustration: Context, content and creation. Bloomsbury