Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Utilizar-se-ão nesta unidade curricular duas estruturas metodológicas: a de exposição com demonstração e/ou ilustração e a de trabalhos de aplicação, na qual os alunos terão oportunidade de investir os conhecimentos adquiridos. A avaliação periódica processar-se-á através do 1. desenvolvimento de projetos individuais de análise de textos (também visuais) em torno de temáticas de extensão/aprofundamento dos conteúdos programáticos lecionados (20%); 2. da defesa oral desses projetos (70%); 3. da assiduidade e participação nas aulas (10%).
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer as abordagens teóricas que explicam a nossa relação com as imagens.
2. Identificar e analisar a condição sociológica das imagens e os constrangimentos contextuais da significação icónica.
3. Conhecer alguns paradigmas de representação social construídos através das imagens.
4. Analisar os modos de conceptualização do mundo operados pelas imagens.
5. Compreender as representações veiculadas pelos media e as características da cultura popular por eles sustentada.
6. Conhecer as mutações ocorridas nas imagens e nos olhares ao longo dos tempos, com especial incidência na era pós-fotográfica, implementada pela tecnologia digital.
7. Conhecer as relações (atritos, cooperações e hibridismos) entre o visual e o verbal e as mutações ocorridas nesse domínio desde a emergência da tecnologia eletrónica e digital.
8. Desenvolver de um pensamento crítico sobre a contemporaneidade, a partir dos conhecimentos adquiridos sobre as imagens e os olhares.
Programa
1. Declínio da imagem clássica na era digital
2. Características da imagem digital
3. A era pós-fotográfica
4. Imagem versus Visual
5. Virtualidades: a relação entre a imagem e o real
6. O lugar das imagens noticiosas na nossa relação com o mundo: contingência, imaginação e emoção. 6.1. A voz do visual e as imagens da morte iminente
7. A hiper-realidade
8. Autenticidade e identidade nas pinturas e nas fotografias
9. Originais e cópias
10. A imagética científica
11. Técnicas de manipulação/edição de imagens: cortar e colar, rodar, escalar, esticar e encolher, mapear, mascarar, retocar e pintar, combinar imagens sintéticas e capturadas
12. A convergência e a multimedialidade no webfotojornalismo
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Projecto - 20.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Defesa de Projeto - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BERGER, John.2013.Understanding a Photograph. Penguin UK.
CALADO, Isabel.2015. O realismo nas imagens, p.119-123/ Marcadores de modalidade nas imagens, p.123-129Regimes de olhar,p.354-359/ Imagem versus visual, p.363-410.In CALADO,I.Fronteiras da imagem com a palavra – contributo para uma abordagem da representação e cultura visuais.Coimbra:Grácio Editor, p.110-111.CALADO, Isabel.2008.A Crise das Imagens. Estudos do Século XX, 8, p.299-329.GOMES,Paulo Varela.1990. Beirute! Beirute!.Ruínas.Série Elogios.Vol.1.1990.,Quatro Elementos Ed.,p.205-219. MIRZOEFF, Nicholas.Virtuality. From Visual Antiquity to the Pixel Zone, p.91-116/ The Age of Photography, p.65-88.In MIRZOEFF,N.1999.An Introduction to Visual Culture.London:Routledge. MITCHELL, William J.T.1998. The reconfigured eye – visual truth in the post-photographic era. 3th prt. Cambridge: The MIT Press. SONTAG, Susan.2016. Sobre la fotografía. Penguin Random House. ZELIZER, Barbie.2010. About to Die. How new images move the public.OUP