Infraestruturas de Água e Saneamento

Os alunos devem possuir conhecimentos de Hidráulica Geral.

Nas aulas usam-se os métodos expositivo e inquisitivo.

Durante a abordagem dos assuntos programáticos expõem-se situações práticas e incentiva-se o espírito crítico e a compreensão dos mesmos, com uma participação activa nas aulas.

Os alunos procedem à resolução de exercícios individualmente ou em grupos.

Esta unidade curricular tem como objetivo adquirir conhecimentos sobre sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais. Competências genéricas: aplicação de conhecimentos e compreensão; realização de julgamento e tomada de decisão; autoaprendizagem; trabalho em equipa; comunicação escrita e oral. Competências específicas: adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão no setor dos sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais.

1. Introdução aos sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais

Órgãos e partes constituintes sistemas de abastecimento de água: captação, adução, tratamento, armazenamento e distribuição

Órgãos e partes constituintes sistemas de sistemas de drenagem de águas residuais (pluviais e domésticas)

Horizontes de projeto

Elementos base

Regulamentos, normas e especificações

2. Sistemas de abastecimento de água

Captações

Estações de tratamento de água

Adutoras

Reservatórios

Redes de distribuição

3. Sistemas de drenagem de águas residuais (pluviais e domésticas)

Redes de drenagem de águas residuais pluviais

Redes de drenagem de águas residuais domésticas

Intercetores e emissários

Estações de tratamento de águas residuais

Recomendada:

Apontamentos fornecidos pelos docentes.

Sá Marques, J. A. A., & Sousa, J. J. O. (2018). Hidráulica urbana: Sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais (4ª ed.). Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Regulamento geral dos sistemas públicos e prediais de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, Decreto regulamentar nº 23/95, de 23 de Agosto.

Rossman L. A. (2000). EPANET 2 users manual. Cincinnati, USA: USEPA.

Laboratório Nacional de Engenharia Civil (2004). Manual do utilizador EPANET 2.0 – Simulação hidráulica e de parâmetros de qualidade em sistemas de transporte e distribuição de água (tradução para Português). Lisboa, Portugal: IRAR e LNEC.

Rossman L. A. (2015). Storm water management model user’s manual version 5.1. Cincinnati, USA: USEPA.

Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (2012). SWMM 5.0 manual do usuário (tradução para Português do Brasil). João Pessoa, Brasil: Universidade Federal da Paraíba.

Complementar:

Rossman L. A., & Bernagros, J. T. (2019). National stormwater calculator user’s guide – version 2.0.0.1. Cincinnati, USA: USEPA.

Haestad Methods, Walski, T. W., Chase, D. V., Savic, D. A., Grayman, W., Beckwith, S., & Koelle, E. (2003). Advanced water distribution modeling and management. Waterbury, USA: Haestad Press.

Haestad Methods, & Durrans, S. R. (2003). Stormwater conveyance modeling and design. Waterbury, USA: Haestad Press.

Haestad Methods, Walski, T. W., Barnard, T. E., Harold, E., Merritt, L. B., Walker, N., & Whitman, B. E. (2003). Wastewater collection system modeling and design. Waterbury, USA: Haestad Press.

Paixão, M. A. (2005). Águas e esgotos em urbanizações e instalações prediais (2ª ed.). Lisboa, Portugal: Edições Orion.

Martins, C. M. T., Mendes, M. G. T., Abreu, J. M., Almeida, J. P. L., Lima, J. P., & Lima, I. P. (2010). Hidrologia urbana – Conceitos básicos (Série Cursos Técnicos). Lisboa, Portugal: ERSAR e UC.

Marques, A. S., Lima, J. P., Sousa, J., Simões, N. E., & Lima, I. P. (2013). Hidrologia urbana – Sistemas de drenagem de águas pluviais urbanas (Série Cursos Técnicos). Lisboa, Portugal: ERSAR e UC.

Quintela, A. C. (2000). Hidráulica (12ª ed.). Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian.

Lencastre, A. (2005). Hidráulica geral. Lisboa, Portugal: Hidroprojecto.

Novais-Barbosa, J. (1985). Mecânica dos fluidos e hidráulica geral, Vols. 1 e 2. Porto, Portugal: Porto Editora.

Oliveira, L. A., & Lopes, A. G. (2016). Mecânica dos fluidos (5ª ed.). Lisboa, Portugal: Edições Técnicas e Profissionais, Grupo Lidel.

Çengel, Y. A., & Cimbala, J. M. (2015). Mecânica dos fluidos: Fundamentos e aplicações. Lisboa, Portugal: McGraw-Hill.

Nalluri, C., Featherstone, R. E., & Marriott, M. (2009). Civil engineering hydraulics: essential theory with worked examples 5th edition. Chichester, USA: Wiley-Blackwell.

Metcalf & Eddy, Inc. (1991). Wastewater engineering: treatment, disposal and reuse (3rd ed., revised by George Tchobanoglous & Frank Burton). New York, USA: McGraw-Hill.