Inglês

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês A2-B1 ou B1.

Métodos de Ensino

O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, projeção de pequenos filmes e visionamento de documentários e notícias em canais de língua inglesa, exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de temas relacionados com o enriquecimento de futuros intérpretes. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação ativa nas aulas é estimulada.
Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito e participação na aula) e avaliação final (exame escrito: 100%). O teste escrito representa 60% e a participação na aula representa 40%.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar razoavelmente em contexto profissional ou social
– Dominar estruturas sintáticas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos
– Aumentar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação
– Aprofundar o léxico geral para uma comunicação mais fluida
– Familiarizar-se com as questões globais, nomeadamente políticas e sociais
– Atingir o nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

Programa

Criar um inventário lexical e consolidar estruturas gramaticais. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos directa ou indirectamente relacionados com cultura, questões sociais e ambientais, notícias e política internacionais, além de temas sobre interpretação.
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto
– Expressão oral: Expressar opiniões, interagir oralmente, debater tópicos
– Expressão escrita: Parafrasear, traduzir, resumir
Léxico: Sinónimos, antónimos, palavras homófonas e homónimas, formação de palavras, plurais irregulares
– Componente gramatical: Revisão de tempos verbais; adjetivos e advérbios; preposições; gerúndios e infinitivos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cup Vince, M. (2010). Intermediate Language Practice. MacMillan.

Longman Dictionary of Contemporary English for Advanced Learners (2014). Longman. 6th Edition.

Macmillan’s Phrasal Verbs Plus (2004). Macmillan.

Oxford Learners’ Thesaurus – a dictionary of synonyms (2008). Oxford University Press.

Rundell, M. (2002). MacMillan English Dictionary for Advanced Learners. MacMillan.

Redman, Stuart (2011). English Vocabulary in Use, Intermediate. Cambridge University Press.

Reading and listening comprehension resources will be provided.

Santamaria, J. C. (2023). Step up (Skills for employability) – A2+ Coursebook and ebook. Pearson.

Strutt, Peter (2013). English for International Tourism, Upper-Intermediate Coursebook. Pearson.

Swan, M. (2012). Practical English Usage. Oxford University Press. 4th Edition

Swan, M. & Walter, C. (1997). How English Works. Oxford University Press.