Inglês Aplicado às Ciências Empresariais I

Os alunos deverão ter conhecimentos base de nível A2/B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Embora haja momentos nas aulas mais dedicados à exposição teórica dos conteúdos programáticos, serão privilegiados os momentos em sala de aula com atividades mais ativas e que possibilitem não só uma participação mais global dos estudantes, como também a prática e o desenvolvimento das várias competências necessárias na aprendizagem e consolidação de uma língua estrangeira. Assim, serão propostos debates em aula, exercícios de grupo e utilização de plataformas digitais de interação.

Competências: Um profissional de Secretariado tem, entre outras competências, de desenvolver a sua capacidade de comunicação, quer oral, quer escrita. Entre as mais diversas tarefas que tem de executar no seu quotidiano de trabalho, a realização de telefonemas, bem como a gestão de correspondência são atividades que este profissional terá de desempenhar com eficácia.

Objetivos: Assim, e ao longo da presente Unidade Curricular, serão propostas aos estudantes atividades variadas que exercitam e auxiliam no desenvolvimento destas competências, indo assim ao encontro dos objetivos a alcançar: que o estudante seja capaz, no final do semestre, de realizar chamadas telefónicas em contexto de trabalho, bem como de redigir cartas e emails de negócios, seguindo as estruturas necessárias para o efeito.

I – Telephoning

1. Preparing to make a telephone call

2. Receiving calls

3. Taking and leaving messages

4. Asking for and giving repetition

5. The secretarial barrier

6. Cross-cultural communication on the telephone

7. Problem-solving on the telephone

II – Business correspondence

1. The structure of a business letter/email

2. Whatsapp

3. Specific vocabulary

III. Grammar

1. Verb tenses (Present Simple, Present Continuous, Past Simple, Past Continuous)

2. Time and place prepositions

3. Degrees of adjectives

Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste - 40.0%
  • - Trabalho Final - 20.0%
  • - Teste - 40.0%

ASHLEY, A. (2003) A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.

MACRAE, Paul (2014) Business and Professional Writing – A Basic Guide. Peterborough: Broadview Press

LOUGHEED, Lin (2003) Business Correspondence: A Guide for Everyday Writing (Intermediate). Longman.

TALBOT, Fiona (2016) How to Write Effective Business English. S.l.: Kogan Page Publishers.

VINCE, Michael (2003) Advanced English Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan.

WILSON, James M., Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004) Manual de Correspondência: Inglês-Português. Coimbra: Almedina.