Conhecimentos de Base Recomendados
O domínio da língua inglesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais de nível intermédio é indispensável para o aproveitamento a esta unidade curricular.
Métodos de Ensino
Face à natureza dos objetivos e dos conteúdos programáticos desta unidade curricular, a metodologia de ensino escolhida tem como propósito fundamental estimular e otimizar a aprendizagem do/as estudantes. Desta forma, será privilegiada uma metodologia ativa de ensino centrada no/as estudantes, como por exemplo através de Problem based learning, Project based learning, Flipped classroom e Brainstorming.
A realização de trabalhos em aula, individuais e também em pequenos grupos, bem como a prática de debates/discussões em aula, serão estratégias pedagógicas igualmente utilizadas nas aulas desta disciplina.
Resultados de Aprendizagem
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
A unidade curricular de Inglês Aplicado às Ciências Empresariais I tem como objetivo primordial fornecer aos estudantes os elementos necessários que lhes permitam a utilização satisfatória da Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação no mundo dos negócios.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER PELOS/AS ESTUDANTES
Com esta disciplina pretende-se que os nossos e as nossas estudantes sejam capazes de conciliar vocabulário técnico e terminologia específica das áreas das ciências empresariais e económicas com estruturas gramaticais intermédias e avançadas da língua inglesa. Desta forma, esta unidade curricular contempla, igualmente, uma revisão, prática e consolidação de estruturas gramaticais intermédias e avançadas da língua inglesa.
Programa
I. Applying for a job
1. Advertisements;
2. Letter of application;
3. Curriculum vitae;
4. Job interview.
II. Business correspondence
- Layout (formal vs informal business letters);
- Enquiries;
- Replies and quotations/budgets;
- Orders;
- Payments:
a) Invoices;
b) Statements of account;
c) Debit notes;
d) Credit notes.
6. Complaints, apologies and adjustments.
III. Revision/consolidation
- Numbers/calculating;
- Degrees of the adjectives;
- Quantifiers;
- Phrasal verbs.
- Verb tenses (Present Simple; Present Continuous; Past Simple; Past Continuous; Simple Future, Future Continuous; Future Perfect; Future Perfect Continuous);
- Time and place prepositions;
- Relative clauses;
- Reported Speech;
- For and to
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Teste - 40.0%
- - Teste - 40.0%
- - Trabalho Final - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal
DUBICKA, Iwonna et al. (2019). Business Partner. Essex: Pearson Education Limited. FT Publishing, Financial Times.
GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004). Glossário de Contabilidade: Inglês-Português (1ª ed. 2000). ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra.
HARMAN, Clive M. (2016). All You Need to Know About Job Searching Skills: C. V. / Resume: Cover Letters: Interviewing Techniques Application Forms for Home Study or Training Candidates. Createspace Independent Publishing Platform.
WILSON, James, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2007). Manual de Correspondência Inglês-Português (1ª ed. 2004). Correspondence Handbook English-Portuguese. Coimbra: Almedina.
Bibliografia secundária
ASHLEY, A. (2004). A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.
CARVALHO-OLIVEIRA, J. M. e Hélder Fanha Martins (2002). A Vocabulary of Business, Accounting and Finance. Vocabulário Técnico Português-Inglês-Português. Lisboa: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
FRENDO, Evan, Sean Mahoney (2008), English for Accounting. Oxford: Oxford University Press.
HELM, Sara (2010). Market Leader: Accounting and Finance. Essex: Pearson Education Limited, Longman. FT Publishing, Financial Times.