Inglês Aplicado às Ciências Empresariais I

O domínio da língua inglesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais de nível intermédio é indispensável para o aproveitamento a esta unidade curricular.

Face à natureza dos objetivos e dos conteúdos programáticos desta unidade curricular, a metodologia de ensino escolhida tem como propósito fundamental estimular e otimizar a aprendizagem do/as estudantes. Desta forma, será privilegiada uma metodologia ativa de ensino centrada no/as estudantes, como por exemplo através de Problem based learning, Project based learning, Flipped classroom e Brainstorming.

A realização de trabalhos em aula, individuais e também em pequenos grupos, bem como a prática de debates/discussões em aula, serão estratégias pedagógicas igualmente utilizadas nas aulas desta disciplina.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

A unidade curricular de Inglês Aplicado às Ciências Empresariais I tem como objetivo primordial fornecer aos estudantes os elementos necessários que lhes permitam a utilização satisfatória da Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação no mundo dos negócios.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER PELOS/AS ESTUDANTES

Com esta disciplina pretende-se que os nossos e as nossas estudantes sejam capazes de conciliar vocabulário técnico e terminologia específica das áreas das ciências empresariais e económicas com estruturas gramaticais intermédias e avançadas da língua inglesa. Desta forma, esta unidade curricular contempla, igualmente, uma revisão, prática e consolidação de estruturas gramaticais intermédias e avançadas da língua inglesa.

I.          Applying for a job

1. Advertisements;

2. Letter of application;

3. Curriculum vitae;

4. Job interview.

II.         Business correspondence

1. Layout (formal vs informal business letters);
  2. Enquiries;
  3. Replies and quotations/budgets;
  4. Orders;
  5. Payments:

a)     Invoices;

b)     Statements of account;

c)     Debit notes;

d)     Credit notes.

6. Complaints, apologies and adjustments.

III.        Revision/consolidation

1. Numbers/calculating;
  2. Degrees of the adjectives;
  3. Quantifiers;
  4. Phrasal verbs.
  5. Verb tenses (Present Simple; Present Continuous; Past Simple; Past Continuous; Simple Future, Future Continuous; Future Perfect; Future Perfect Continuous);
  6. Time and place prepositions;
  7. Relative clauses;
  8. Reported Speech;
  9. For and to

Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Final - 20.0%
  • - Teste - 40.0%

Bibliografia principal

DUBICKA, Iwonna et al. (2019). Business Partner. Essex: Pearson Education Limited. FT Publishing, Financial Times.

GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004). Glossário de Contabilidade: Inglês-Português (1ª ed. 2000). ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra.

HARMAN, Clive M. (2016). All You Need to Know About Job Searching Skills: C. V. / Resume: Cover Letters: Interviewing Techniques Application Forms for Home Study or Training Candidates. Createspace Independent Publishing Platform.

WILSON, James, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2007). Manual de Correspondência Inglês-Português (1ª ed. 2004). Correspondence Handbook English-Portuguese. Coimbra: Almedina.

Bibliografia secundária

ASHLEY, A. (2004). A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.

CARVALHO-OLIVEIRA, J. M. e Hélder Fanha Martins (2002). A Vocabulary of Business, Accounting and Finance. Vocabulário Técnico Português-Inglês-Português. Lisboa: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

FRENDO, Evan, Sean Mahoney (2008), English for Accounting. Oxford: Oxford University Press.

HELM, Sara (2010). Market Leader: Accounting and Finance. Essex: Pearson Education Limited, Longman. FT Publishing, Financial Times.