Inglês Técnico

Conhecimentos de Base Recomendados

QECRL – B1.2 / B2

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;

3) Prática de contexto simulado (Role-play), fazendo uso de palavras-chave e vocabulário técnico.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se:

1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita, nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção em Língua Inglesa;

2. Aplicar conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos;

3. Adquirir e aplicar vocabulário diversificado;

4. Analisar criticamente diferentes tipos de enunciados;

5. Adquirir técnicas de planificação e preparação de diversas tipologias textuais;

6. Produzir enunciados orais e escritos, adequando-os a situações comunicativas distintas;

7. Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação;

8. Estabelecer conversações básicas em Língua Inglesa.

Programa

1. Língua Inglesa B2:

– Apresentação pessoal;

– Estabelecer diálogos sobre o emprego e a carreira;

– Estabelecer diálogos sobre a rotina diária;

– Estabelecer conversações elementares diversas em língua Inglesa.

– Criar diálogos sobre a aparência física, estabelecendo comparações;

– Adquirir e aplicar vocabulário sobre as novas tecnologias;

– Falar sobre as viagens, atividades de tempo livre, desportos e férias;

– Expressar emoções usando vocabulário adequado;

– Emitir opiniões pessoais sobre a cultura inglesa e norte-americana;

– Construir textos de carater pessoal de índole variada.

 

2. Inglês técnico da área da gestão e do marketing:

– business letter;

– email;

– memorandum;

– business calls;

– Preparing business meetings;

– Analysing technical documents.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação final
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Apresentação e defesa oral de trabalho escrito - 50.0%
  • - 2 Testes (2 x 25%) - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cambridge University Press Dictionary. (2016). Cambridge University Press.

Capel, A. & Sharp, W. (2015). Cambridge English: objective first. Cambridge University Press.

Hewings, M. (2000). Advanced grammar in use: a self-study reference and practice book for advanced learners of English. Cambridge University Press.

Murphy, R. (2018). English grammar in use: a self-study reference and practice book for intermediate students (2. ed). Cambridge University Press.

Souza, A., Absy, C., da Costa, G. & de Mello, L.  (2005). Leitura em língua inglesa: uma abordagem instrumental. Disal.

Swan, M. (2015). Practical English usage. Oxford University Press.