Inglês Técnico e Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

Enquadramento no nível B1/B2 do QERL.

Métodos de Ensino

1 Aulas teórico-práticas 2 Trabalhos práticos orais e escritos, realizados individualmente e/ou em grupos.

Resultados de Aprendizagem

Como resultado do processo ensino aprendizagem, o estudante:
1 Reconhece as especificidades do discurso científico-técnico nas duas línguas envolvidas.
2 Recolhe, analisa e seleciona informação nas duas línguas de trabalho.
3 Identifica e utiliza, de forma criativa, a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico na produção de textos escritos.
4 Identifica e utiliza os recursos gramaticais adequados.
5 Expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber.
6 Recolhe, trata, utiliza e produz informação.

Programa

1 Leitura e descodificação de textos especializados.
2 Trabalho de conteúdos em suporte audiovisual.
3 Abordagem de vocabulário técnico.
4 Elaboração de glossários temáticos.
5 Redação de textos segundo a situação de comunicação: abordagem morfológica, sintática e semântica nas duas línguas envolvidas.
6 Técnicas de comunicação para elaboração de trabalhos.
7 Apresentação e defesa de trabalhos orientados.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Comunicação:Elaboração e apresentação oral de um "poster" científico: 100% - 30.0%
  • - Inglês Técnico: Teste escrito: 60% +Apresentação oral: 40% - 70.0%
Avaliação Por Exame
  • - Apresentação oral: - 40.0%
  • - Exame escrito - 60.0%
Continuous Evaluation
  • - Communication: Scientific poster presentation: 100% - 30.0%
  • - Technical English: Written test: 60% + Oral presentation: 40% - 70.0%
Final exam evaluation
  • - Oral presentation - 40.0%
  • - Written test: - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Answers.com – Online Dictionary, Encyclopedia and much more. Disponível em http://www.answers.com.

MURPHY, Raymond (2004) — English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press.

Material de apoio elaborado pela docente.

SWALES, J.M., FEAK, C.B. (2003) – Academic writing for graduate students. USA: University of Michigan.