Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Trabalho de Campo: Inserção da/o aluna/o num determinado campo profissional com o objetivo de familiarização com os contextos profissionais, com os meios e as técnicas, bem como treinar o conhecimento das diferentes fases de integração num contexto de trabalho, metodologia de observação-participante, da percepção dos âmbitos de intervenção, do conhecimento e caracterização da realidade e do colectivos.
A carga horária total do semestre é de 168h, das quais 40 horas serão de trabalho de Campo em contexto profissional, 11 horas serão de distribuídas para preparação, acompanhamento, reflexão e avaliação critica.
A avaliação é contínua e não pode ser realizada por exame, integrando os seguintes instrumentos de avaliação:
• Trabalho de campo obrigatório em contexto institucional = 50%
• Elaboração de materiais escritos de suporte e registo do trabalho de campo = 50%
*Observar ainda as instruções metodológicas específicas que constam na ficha da A3Es.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos principais: Iniciação profissional; Observar e Conhecer contextos profissionais, os meios e técnicas
Objetivos específicos: Integrar os alunos em áreas profissionais diversas;
• Desenvolver um comportamento profissional conforme os princípios éticos da profissão;
•Identificar, compreender e explicar os problemas sociais, culturais e educativos com os quais contacta em contexto profissional;
• Análise e reflexão crítica dos contextos de ação e políticas sociais e educativas conexas com as situações-problema identificadas;
• Seleção e utilização de fontes de informação diversificadas que contribuam para a compreensão, das problemáticas, dos contextos e das políticas;
•Identificar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa em contexto profissional;
•Análise do contexto organizacional em que o aluno se insere a partir de dados institucionais e recolhidos em contexto de estágio;
•Registo e organização de dados da informação recolhida;
•Ver outros na Ficha da A3Es
Programa
Os temas a abordar e a aprofundar nas sessões de acompanhamento incidirão sobre temáticas diversificadas, do âmbito da Animação Socioeducativa, de forma a enriquecer e a complementar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos estudantes ao longo de todo o seu percurso.
OBSERVAR E CONHECER (Conhecimento geral).
•A observação como meio de aproximação à realidade socioeducativa;
•Técnicas e Instrumentos para a Observação
•O contexto organizacional.
•Análise das características dos destinatários
•Os Espaços educativos existentes na instituição (programas e projetos socioeducativos)
•Os âmbitos de Intervenção socioeducativa
•Métodos e Técnicas de intervenção
•As políticas (internacional, nacional, regional e Local)
•Os Programas e medidas de apoio socioeducativo
•Fontes de informação: Identificação, organização e utilização de dados.
•Identificação dos distintos Perfis Profissionais
•Relações Sociais e profissionais
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Elaboração de materiais escritos - 50.0%
- - Trabalho laboratorial ou de campo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ANDER –EGG, Ezequiel & IDANEZ, M. José (2007). Diagnóstico social: conceitos e metodologias. Porto: Rede Europeia Anti-pobreza/Portugal.
CORREIA, Virgilio (2017), “The Importance of Curricular Internships in the Academic Training and in the Construction of Professionality”, in Paulo Alberto da Silva Pereira & Osman Titrek (editors), ICLEL 2017, Abastract Book, 3rd International Conference on Lifelong Learning and Leadership for All, Porto: P.Porto – Escola Superior de Educação (Portugal) e Sakarya University (Turkey), p.
ESCUDERO, José (2004). “Análisis de la realidad local – Técnicas Y métodos de investigación desde la Animación Sociocultural”. Madrid, Narcea, Col. Guias para la
FORMACIÓN.
JANNUZZ, Paulo (2005). Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Brasília: Revista do Serviço
JORGENSEN, D.L. (1989) Participant observation: a methodology for human studies. London: Sage Publications. Applied Social Research Methods Series, No 15.