Conhecimentos de Base Recomendados
Física
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas com recurso à projeção de slides e vídeos. Aulas práticas com resolução de exercícios e experiências laboratoriais.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de: utilizar adequadamente os conhecimentos na área de instrumentação, com vista a selecionar e integrar esses conhecimentos perante um problema de medição de variáveis em processos e análises químicas e microbiológicas. Reconhecer o sinal de transmissão e os fatores que o podem perturbar. Compreender o ciclo de controlo de variáveis em processos industriais. Dominar os conceitos metrológicos básicos. Adquirir noções de verificação e calibração de instrumentos e equipamentos.
Programa
1. Introdução. Medição e unidades. Sinal e transmissão. Ciclos de controlo. 2. Classificação de instrumentos. Simbologia PI&D. 3. Sensores e transdutores (Pressão, Temperatura, Caudal e Nível). Biossensores. Nanosensores. 4. Noções básicas de metrologia e representação de dados experimentais 5. Calibração de instrumentos e equipamentos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho - 20.0%
- - Exame - 80.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Adams, L. F. 1974. Engineering Measurements and Instrumentation, United Kingdom, Hodder and Stoughton.
Albertazzi, A. e Sousa, André Roberto. 2018. Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial. 2ª ed., São Paulo, Manole.
Almeida, G. 2002. Sistema Internacional de Unidades – SI, 3ª ed., Lisboa, Plátano Editora.
Alves, Mario F. 2003. ABC da Metrologia Industrial, 2ª ed, Porto, DEE-ISEP.
Cordeiro, N. e Magalhães, A. 2004. Introdução à Estatística – Uma perspectiva química, Lidel.
ISQ. 2012. Vocabulário Internacional de Metrologia. MEE
Webster, J. G. 1999. The measurement instrumentation and sensors handbook, New York, CRC Press.