Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Tendo em conta a tipologia T/P da UC o seu desenvolvimento implicará o recurso privilegiado a metodologias que favoreçam a análise crítica e reflexiva, como análise de textos e documentos, visionamento de vídeos,
análise de casos práticos, análise conjunta de perguntas pedagógicas. De forma subsidiária a docente recorrerá a explanações para aprofundamento científico das áreas de conteúdo do programa.
Na avaliação da UC existem as opções por frequência ou por exame. A modalidade por frequência obterá a classificação final resultante de:
– Participação e trabalhos desenvolvidos nas aulas – 70%;
– Avaliação Escrita de Conhecimentos – 30%;
Resultados de Aprendizagem
A UC visa proporcionar oportunidades de aprofundamento de saberes no domínio da educação e cuidados destinados às crianças entre os 0 e os 3 anos, promovendo a sua capacidade para intervir em contextos de atendimento à 1ª infância.
No final da UC o/a estudante:
– Questiona as suas ideias prévias
acerca das crianças entre os 0 e 3 anos, e demonstra conhecimentos atualizados relativos aos processos de
desenvolvimento e aprendizagem.
– Reconhece a importância e o impacto duradouro das experiências infantis precoces, deduzindo princípios orientadores para a organização da educação e dos cuidados destinados às
crianças pequenas.
– Compreende as relações entre cultura e cuidados, identificando modos de atuação compatíveis com o respeito por diferentes práticas familiares e culturais.
– Identifica as características da intervenção educativa precoce, em particular no que se refere à educação coletiva em creche, distinguindo as
suas especificidades curriculares.
Programa
1. Cultura e cuidados destinados à infância: -Diversidade das práticas culturais de educação e de socialização precoces -A infância e a educação de infância como construções sociais -O contributo do modelo ecológico sistémico para a compreensão da relação entre cultura e cuidados
2. Organização da educação e dos cuidados para a infância: -Perspetivas e políticas a nível internacional -Dados do contexto nacional -Dados da
investigação: contributos das neurociências, psicologia do desenvolvimento e sociologia da infância.
3. O atendimento da criança em creche: -Características curriculares genéricas da intervenção em creche – A profissionalidade do/a educador/a em creche
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 70.0%
- - Avaliação escrita de conhecimentos - 30.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BONDOLI, A., & MANTOVANI, S. (1998). Manual de Educação Infantil (pp. 13-37). Porto Alegre: Artmed.
COELHO, A. (2004). Educação e Cuidados em Creche: Conceptualizações de um grupo de educadoras (27-67). Dissertação de doutoramento. Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro.
COELHO, A. (2007b). Repensar o campo da educação de infância. Revista Iberoamericana de Educación, nº44/3, 1-10.
PORTUGAL, G. (1998). Crianças, famílias e creches: Uma abordagem ecológica da adaptação do bebé à creche. Porto: Porto Editora.
SHONKOFF, J., & PHILLIPS, D. (Eds.) (2000). From neurons to neighborhoods: The science of early childhood development (pp. 19-32). Washington, DC: National Academy Pres
UNICEF (2008). A transição dos cuidados na primeira infância: Uma tabela classificativa dos serviços de educação e cuidados na primeira infância nos países economicamente desenvolvidos. Innocenti Report Card
nº 8.Centro de Pesquisa Innocenti da UNICEF. Florença.