Introdução à Conservação da Natureza

O ensino da disciplina terá um carácter teórico-prático. Os conceitos serão ilustrados com imagens e vídeos relacionados com as diferentes matérias a leccionar. Haverá visitas de estudo: à Mata da ESAC (Escola Superior Agrária de Coimbra), gerida pela ESAC, ao Paúl de Arzila gerido pelo ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e à Quinta da Moenda, gerida pela LPN (Liga para a Protecção da Natureza). Nestas visitas será proporcionado aos alunos o contacto com as actividades associadas à conservação da natureza, assim como com as pessoas responsáveis por essas actividades.

1. Conhecer os fundamentos éticos e estéticos da conservação da natureza.
2. Conhecer a história da conservação da natureza em Portugal e no Mundo.
3. Compreender as diferentes vertentes de actuação em matéria de conservação da natureza.
4. Identificar os principais problemas que se colocam à conservação da natureza em Portugal.
5. Contactar com a conservação da natureza como profissão

1. Conhecer os fundamentos éticos e estéticos da conservação da natureza
a. Aspectos filosóficos e ideológicos deste a antiguidade clássica até aos nossos dias
2. Conhecer a história da conservação da natureza no Mundo e em Portugal
a. Os protagonistas da conservação da natureza ao longo dos tempos
b. O papel das ONG
c. O papel das áreas classificadas
3. Conhecer as diferentes vertentes de actuação em matéria de conservação da natureza
a. A gestão dos ecossistemas
b. A gestão das populações
c. Educação, Sensibilização e Motivação da sociedade
d. Os aspectos legais e institucionais em Portugal e no Mundo
a. A destruição dos habitats e as causas associadas
b. O problema das espécies invasoras
c. Os incêndios
d. A má gestão na caça e na pesca
e. Só se ama aquilo que se conhece
5. A conservação da natureza como profissão

Frequência
  • - teste teórico + relatórios das visitas de estudo - 100.0%

Alves, J., Espírito-Santo, M., Costa, J. C., Capelo, J., e Lousã, M. (2009) Habitats naturais e seminaturais de Portugal Continental, Assírio & Alvim, Lisboa.
Ildos Angela, S., and B. G. Giorgio. (2001) The Great National Parks of the World. New Delhi: Om Book Service.
LPN (2008) 60 anos pela natureza em Portugal. Liga para a Protecção da Natureza, Lisboa.
Primack, R B. (2004) A Primer of Conservation Biology. Sinauer Associates, Sunderland.
Quercus (2005) 20 anos Quercus, Quercus, Lisboa.
Teixeira, F. (2003) Educação ambiental em Portugal. Liga para a Protecção da Natureza, Lisboa