Introdução à Farmácia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

M1: Os alunos organizam o processo de aprendizagem para valorizar o trabalho em colaboração. A partir do suporte bibliográfico e recomendado integram conhecimentos e competências.  
M2. A aprendizagem, centrada no aluno, resulta da exposição de conteúdos teóricos, da análise e discussão de casos práticos, para consolidação dos conhecimentos.
M3. Os alunos serão estimulados a trabalhar em grupo. A matriz teórico-prática é orientada para a ação, onde o aluno é desafiado a pensar e compreender a resolução de problemas em contexto real.

Resultados de Aprendizagem

O1 – Compreender a evolução da história da farmácia e conhecer o processo de desenvolvimento da profissão de Técnico de Farmácia e do seu ensino.

O2 – Identificar o enquadramento da Farmácia e do Técnico de Farmácia no contexto dos sistemas de saúde e do SNS.

O3 – Reconhecer as orientações éticas e deontológicas em relação aos doentes, colegas de trabalho, à própria organização e ao público externo.

O4 – Compreender o exercício profissional da farmácia no contexto global dos cuidados de saúde e demais áreas da farmácia.

O5 – Proporcionar a observação de experiências em contexto real de trabalho para reconhecer a identidade profissional do Técnico de Farmácia.

O6- Reconhecer as exigências éticas e deontológicas associadas à atividade profissional do Técnico de Farmácia e integrado em equipas de trabalho multidisciplinares.

O7 – Adotar uma postura de autonomia e responsabilidade na aquisição de conhecimentos específicos na área da farmácia.

Programa

1.    Introdução à Farmácia
1.1.    História da Farmácia – Da Antiguidade à atualidade
1.2.    Ciclo de vida dos medicamentos
1.3.    Definições e terminologia técnica sobre os medicamentos e a farmácia
1.4.    Autoridades Reguladoras dos Medicamentos e Produtos de Saúde
1.5.    O regime jurídico do medicamento de uso humano em Portugal
2.    Exercício e competências profissionais
2.1.    História do ensino e da profissão
2.2.    Evolução do perfil de competências técnicas e científicas do licenciado em farmácia / Técnico de Farmácia
2.3.    Exercício Profissional – áreas de Intervenção atuais e perspetivas futuras
2.4.    Identidade profissional
3.    Organização e Legislação profissional
3.1.    Legislação profissional
3.2.    Órgãos reguladores das profissões
3.3.    A profissão no contexto das diferentes profissões nos cuidados de saúde
3.4.    A profissão no Espaço Europeu
4.    Ética, bioética e deontologia profissional
4.1.    Deveres e responsabilidades específicos dos profissionais de farmácia – Código Deontológico
4.2.    Boas práticas em farmácia

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primária:

PITA, JR – História da Farmácia, 3ª ed, Coimbra. Minerva, 2007
Estatuto do Medicamento – Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de agosto.
Dec. Lei 261/93 de 24 de julho
Dec. Lei 320/99 de 11 de agosto
Decreto-Lei n.º 111/2017 de 31 de agosto
Decreto-Lei n.º 25/2019 de 11 de fevereiro
Lei n.º 34/2021 de 8 de junho

Secundária:

Ministério da Saúde – http://www.min-saude.pt/  
Administração Central do Sistema de Saúde, IP https://www.acss.min-saude.pt/2016/07/22/tecn-diag-e-terapeutica/?lang=en
Direcção Geral de Saúde – http://www.dgsaude.pt/
Infarmed – http://www.infarmed.pt
EMA – http://www.ema.europa.eu/  
OMS – http://www.who.int/en/
EAPT – https://www.eapt.info/
APLF – https://www.aplf.pt/