Introdução à Gestão de Instituições Financeiras

Não aplicável.

Após um detalhado enquadramento teórico das matérias, privilegia-se um método de ensino com uma elevada componente prática, apoiado na realização de pequenos exercícios pedagógicos e na análise e discussão de casos reais relacionados com os diferentes tópicos do programa.

Esta unidade curricular pretende explicar os fundamentos da gestão dos diferentes tipos de Instituições Financeiras, nomeadamente das Instituições de Crédito. Para o efeito, pretende-se que os alunos compreendam o enquadramento legal que as enforma, as principais áreas de negócio em que atuam, os diferentes tipos de risco a que se encontram sujeitas, as possíveis formas de os tentar mitigar e as tendências atuais e futuras em como desenvolvem as suas áreas de negócio.

No âmbito desta unidade curricular, os alunos deverão adquirir as seguintes competências:

1. Reconhecer os principais aspetos legais que balizam a atividade dos diferentes tipos de Instituições Financeiras.
  2. Compreender a natureza das suas principais áreas de negócio e respetivas tendências futuras em termos das suas práticas de gestão operacional.
  3. Reconhecer os principais riscos a que estão sujeitas e as formas e instrumentos financeiros para os tentar mitigar.
  4. Apreender as principais técnicas e métricas de análise do desempenho económico-financeiro das Instituições de Crédito.

I – INTRODUÇÃO
1. Aspetos basilares do enquadramento legal das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras.
2. As funções das Instituições de Crédito no âmbito do Eurosistema.
3. Tendências recentes da “atividade bancária”.

II – OPERAÇÕES E GESTÃO DE RISCO NAS INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO
4. Caraterização das principais operações ativas e passivas.
5. Análise e gestão dos diferentes tipos de risco da “atividade bancária”.

III – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ECONÓMICO E FINANCEIRO DE UMA INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO
6. Instrumentos e medidas de avaliação prudenciais.
7. Outros instrumentos e medidas.

CAIADO, A. C. e CAIADO, J. (2018), Gestão de Instituições Financeiras, 3.ª Edição, Edições Sílabo.

GOLIN, J. e DELHAISE, P., (2013), The Bank Credit Analysis Handbook – A Guide for Analysts, Bankers, and Investors, 3rd Edition, John Wiley & Sons.

GONZÁLES, A. e PASCUAL, J. (2015), Economia e Gestão Bancária, Universidade Católica Editora.

GUP, B. E. e KOLARI, J. W. (2005), Commercial Banking – The Management of Risk, 3rd Edition, John Wiley & Sons.

RODRIGUES, A.A. (2022), Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, 2.ª Edição, AAFDL Editores.

SAUNDERS, A., CORNETT, M. e ERHEMJAMTS (2019), Financial Institutions Management – A Risk Management Approach, Tenth Edition, McGraw-Hill Education.

Banco de Portugal – Eurosistema, Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, Decreto-Lei n.º 298/92 (Diploma consolidado). Acessível em: https://www.bportugal.pt/sites/default/files/anexos/legislacoes/rgicsf_pt.pdf

InforBanca – REVISTA DO INSTITUTO DE FORMAÇÃO BANCÁRIA (vários números), IFB/APB, Lisboa.