Introdução à Imagem Médica e Radioterapia

Conhecimentos de Base Recomendados

Informação não definida

Métodos de Ensino

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. Nelas se utiliza uma metodologia
expositivo-activa, fazendo apelo à participação activa dos alunos no processo de ensino aprendizagem, sendo a
avaliação contínua e escrita.
Na vertente prática do ensino privilegia-se, a observação e interacção em espaços de prestação de cuidados,
privilegiando-se a avaliação observacional e a realização de um portefólio individual.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos das:
•Características fundamentais da Profissão como Profissional de Saúde
•A abordagem histórica do Ensino e da profissão/exercício
•Desenvolver um conhecimento profundo dos contextos onde atua com vista a formação de um Profissional
competente, ativo, consciente e responsável
•Conhecer a orgânica das Instituições de saúde
O aluno deve adquirir aptidões de:
•Reflecção sobre natureza da profissão, suas características e contextos de atuação;
•Identificação com a sua futura profissão assumindo a sua história e cultura, tornando-o um agente de
desenvolvimento da sua própria profissão.

O aluno deve adquirir competências de:
•Definir a sua profissão e orgânica de funcionamento dos Serviços onde atua
•Contribuir para o desenvolvimento da profissão, iniciar e implementar processos de gestão e inovação de
qualidade dentro de um contexto multidisciplinar e colaborativo
•Contribuir para a avaliação, melhoria e manutenção da qualidade da prática profissional

 

Programa

Os precursores das três áreas profissionais Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia: abordagem histórica;
O Serviço Nacional de Saúde e o Sistema Nacional de Saúde e sua articulação
Hospital como organismo específico
Serviços (as diferentes especialidades) e sua articulação com os Serviços de Imagem Médica e Radioterapia;
Workflow hospitalar
Serviços de Imagem Médica e Radioterapia: especificidades, organização, fluxos de trabalho (doente
/profissionais);
O Profissional nos diferentes contextos de trabalho: nacional e internacional;
Visitas de estudo em contexto de trabalho a serviços públicos e privados de referência.
Planeamento Organização e Gestão de Serviços de Imagem Médica e Radioterapia.

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

FONTES PRIMÁRIAS

Quality Assurance Agency for Higher Education Benchmark Statement. Health Care Programs, s.ed, s.l. s.d;
Rego, G; Nunes, R. – Prioridades na Saúde. Lisboa, Edições McGraw-Hill, 2002
Simão, J.V.; Costa, A.A. O ensino superior Politécnico em Portugal. Porto, Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos Ed. 2000;
Simão, J.V.; Santos, S.M.; Costa, A.A. Ensino superior: uma visão para a próxima década. 2.ed, Lisboa, Gradiva, 2003;
International Atomic Energy Agency, Vienna, 2006, Nuclear Medicine Resources Manual;

Campos, Fátima ; cabral, Eunice ; bernardo, Helder – Profissões : guia de caracterização profissional. Lisboa : Ministério da Educação, D.E.S., D.L. 1999. 128 p. ISBN 972-8417-34-9;

Cook, Jane Valmai [et al.] – Melhor prática em radiologia pediátrica : um manual para todos os serviços de radiologia. Ed. brasileira. Rio de Janeiro : Editora FioCruz, 2006. 101 p.. ISBN 978-85-7541-085-1;

Associação dos Técnicos de Radiologia Radioterapia e Medicina Nuclear (Editor). ATARP. A formação em Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear face à implementação do Processo de Bolonha em Portugal, 2004;
Conditions for the Education of Radiographers within Europe –, Retrieved 2014, 22 de Fevereiro from de world wide web: http://www.isrrt.org;
Múrias, P. – Crónicas de uma Sala de Espera. Lisboa, Difel Editora. 2010;

FONTES SECUNDÁRIAS

Faria, Olinda Margarida Paiva – Caracterização das relações interprofissionais entre o técnico de radiologia e o clínico de medicina geral e familiar : o poder e a autonomia profissional  actuais do técnico de radiologia : estudo comparativo caracterizador da evolução profissional no contexto das instituições de cuidados de saúde primários a partir da perspectiva específica do Técnico versus perspectiva do Clínico. Coimbra : ESTeSC, 2005. 67 p;

Moreira, Luís Filipe Silva – Formação contínua e desenvolvimento profissional dos técnicos de radiologia como factor crítico de sucesso profissional : estudo comparativo cruzado entre Portugal, Reino Unido e Noruega. Coimbra : ESTeSC, 2002. 89 p;

Recursos web usados no decurso das aulas e facultados aos alunos.