Introdução aos Sistemas ERP

Não estão definidas quaisquer precedências relativamente a outras disciplinas e nem são especificados conhecimentos base recomendados.

As aulas serão lecionadas em regime teórico-prático e a metodologia de ensino incluirá diversos métodos pedagógicos, respetivamente o método expositivo, demonstrativo e o da aprendizagem baseada em projetos.

O método expositivo será utilizado para a apresentação dos conceitos e principais conteúdos da unidade curricular. O docente organiza e expõe oralmente os conteúdos, estruturando o raciocínio e o resultado a obter. Esta exposição será feita com suporte a diapositivos, os quais serão posteriormente disponibilizados aos alunos. Esta exposição será complementada com algumas referências disponibilizadas.

O método demonstrativo será utilizado para exemplificar algumas aplicações de conceitos e principais funcionalidades do sistema ERP utilizado (ERP Odoo). Com base no enunciado de diversas folhas práticas disponibilizadas, o professor partilha o seu saber-fazer e demonstra e auxilia os alunos na sua execução, no sentido de estes efetuarem com sucesso o que aí é solicitado, por vezes em papel e também em computador, em particular, no âmbito da experimentação de diversos aspetos da implementação de um sistema ERP.

O método da aprendizagem baseada em projetos (ABP) será utilizado para a construção de conhecimento por intermédio de um trabalho longo e contínuo de estudo, cujo propósito é atender a um desafio/problema que consiste resumidamente em escolher uma organização, que será analisada e usada para modelar, avaliar, otimizar e implementar processos de negócio dessa organização num sistema ERP com vista a uma gestão mais eficiente e integrada dessa organização.

Os principais objetivos de aprendizagem (AO) que se pretendem alcançar são os seguintes:

• OA1 – Entender os principais conceitos ligados aos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)
  • OA2 – Aprofundar o conceito de cadeia de valor duma organização e a sua importância para os ERP
  • OA3 – Aprofundar a perceção de um ERP, enquanto aglutinador dos principais dados e componentes funcionais duma organização
  • OA4 – Entender as principais vantagens e problemas associadas à implementação dum sistema ERP
  • OA5 – Identificar as melhores práticas na implementação destes sistemas
  • OA6 – Efetuar modelações de processos de negócio através de software adequado
  • OA7 – Entender as várias fases relativas ao ciclo de vida dum ERP, designadamente a decisão, seleção, planeamento, implementação e utilização
  • OA8 – Implementar um sistema ERP, em particular (ERP Odoo) e de alguns dos seus módulos, enquanto suporte à gestão de alguns processos de negócio de uma organização

As principais competências (C) que se pretendem desenvolver são as seguintes:

• C01 – Capacidade em converter requisitos de negócio de uma organização em requisitos de um sistema ERP
  • C02 – Habilidade para fazer a modelação de um processo de negócio “As-Is”
  • C03 – Habilidade para fazer a modelação de um processo de negócio “Ought To-Be”
  • C04 – Habilidade para fazer a modelação de um processo de negócio “To-Be”
  • C05 – Competência para identificar módulos de um ERP, as suas características e a sua adequabilidade às necessidades organizacionais
  • C06 – Competência para implementar uma solução ERP, instanciar alguns processos de negócio de uma organização e sua respetiva configuração

1. Visão geral dos sistemas ERP
2. Cadeia de valor da organização
3. Fornecedores proprietários e de código aberto
4. Gestão por processos de negócio
5. Sistema ERP Odoo
6. Ciclo de vida de um sistema ERP
    6.1 Decisão, seleção e planeamento
    6.2 Implementação e utilização

Bibliografia principal

• Amado, A., & Belfo, F. P. (2021). Maintenance and support model within the ERP Systems lifecycle: Action research in an implementer company. Procedia Computer Science, 181, 580-588.
  • Estébanez, R., Trigo, A., & Belfo, F. (2016). ERP systems adoption evolution in Iberian companies during the global financial crisis and recession (2007-2014). IEEE Conference Publications. 2nd International Conference on Information Management (ICIM), 116 – 120. doi: 10.1109/INFOMAN.2016.7477544.
  • Harwood, S. (2003), ERP: The Implementation Cycle”, Elsevier Science.
  • Hossain, L., Patrick, J.D. and Rashid, M.A. (2002), Enterprise Resource Planning: Global Opportunities & Challenges, Idea Group Publishing.
  • Moller, Charles. (2005). ERP II: a conceptual framework for next-generation enterprise systems? Journal of Enterprise Information Management, 18(4), 483-497.
  • O’Leary, D.E. (2000), Enterprise Resource Planning Systems, Cambridge University Press.
  • Rashid, M.A., Hossain, L., & Patrick, J.D. (2002). The evolution of ERP Systems: A historical perspective. In L. Hossain, J.D. Patrick & M.A. Rashid (Eds.), Enterprise Resource Planning: Global opportunities & challenges (pp. 1-16). Hershey, USA: Idea Group Publishing.
  • Scheer, W. (1994), Business Process Modelling, SpringerVerlag.
  • Weske, M., (2012). Business process management: concepts, languages, architectures. Berlin, Germany: Springer.

Bibliografia complementar

• Amaral, L. e Varajão, J., (2000), Planeamento de Sistemas de Informação, FCA Editora de Informática.
  • Bradford, Marianne. (2010). Modern ERP: Select, Implement and Use Today’s Advanced Business Systems (second ed.): Lulu Press, Inc.
  • Khosrowpour, M. (2001), Managing Information Tecnology in a Global Economy, Idea Group Publishing.
  • Lucas, H., (1994). Information Systems Concepts. MacGraw-Hill International Editions.
  • Oz, E. (2000), Management Information Systems, Thomson Learning.
  • Shields, M.G. (2001), EBusiness and ERP: Rapid Implementation and Project Planning, John Wiley & Sons, Inc
  • Silva, F., et al. (2000), ERP e CRM, Centro Atlântico.