Investigação Aplicada em Saúde Ambiental

Os alunos devem trazer conhecimentos sobre estatística e epidemiologia.

Aulas teórico-práticas:

• Metodologia expositiva e demonstrativa;
  • Aplicação de meios informáticos de suporte às aulas para aplicação de exemplos práticos e realização de atividades no âmbito da investigação científica

Orientações individuais e/ ou em grupo:

• Orientação técnico-científica.

– O aluno deverá adquirir conhecimentos:

• Sobre a implementação das diversas fases do processo de investigação enquanto método de aquisição de conhecimentos. Dominar, também, um conjunto de regras e procedimentos desde a conceção à finalização de um trabalho final de investigação.

– O aluno deverá adquirir as seguintes aptidões:

• Identificar e formular um problema de investigação aplicada em saúde ambiental;
  • Desenvolver projetos de cariz técnico-científicos e de ser capaz de escolher melhores métodos e estratégias a serem implementados no decorrer do trabalho de investigação.
  • Capacidade de poder apresentar e comunicar informação produzida no âmbito da investigação científica quer na forma escrita (teses, artigos, etc.) quer na forma oral

– O aluno deverá adquirir as seguintes competências:

• Competência para o desenvolvimento de um pensamento sistémico, metódico e racional para a concretização de um estudo/investigação na área da saúde e do ambiente.
  • Capacidade para poder comunicar de forma eficaz e rigorosa os resultados científicos resultantes da investigação

Matriz Teórico-Prática

1. Preparação e apresentação das Áreas Temáticas de investigação em Saúde Ambiental que servirão de orientação para a escolha de um tema por parte dos alunos. Apresentação formal (normas e regras) de um “Plano de Intenção de Investigação” (ficha técnica) a desenvolver numa das áreas científicas de investigação em Saúde Ambiental (5 horas).
  2. Apresentação da estrutura formal do “Projeto de Investigação” que servirá de base orientadora ao futuro desenvolvimento das etapas fundamentais da investigação (4 horas).
  3. Apresentação/Operacionalização de Modelos de Estudos (ObservacionaisExperimentais e Quase-Experimentais) em função das propostas de investigação em Saúde Ambiental (3 horas).
  4. Métodos e técnicas de recolha de dados e sua estratégia de análise em função dos modelos de estudos adotados (2 horas).
  5. Análise e decisão de modelos estatísticos quer no âmbito da estatística descritiva quer no âmbito da estatística inferencial (4 horas).
  6. Transposição dos dados primários recolhidos no âmbito da investigação (recolha de campo) e sua operacionalização ao nível de software de análise de dados (construção de bases de dados em função do desenho de estudo e estratégias de análise estatísticas a serem aplicadas) (5 horas).
  7. Apresentação do modelo de “Artigo de Investigação” (trabalho final) no que diz respeito às normas e regras de elaboração (5 horas).
  8. Normas e regras de elaboração e apresentação do trabalho final de investigação (2 horas).

Matriz de Orientação Tutorial

Orientação técnico-científica e estatística do trabalho de investigação (120 horas)

Bibliografia Primária

• Fortin, M-F. O Processo de Investigação – da conceção à realização. Lusociência, Loures; 2000
  • Gonzaga, R.A.F. Regras Básicas de Investigação Clínica. Instituto Piaget, coleção “Medicina e Saúde”, Lisboa, 1994.
  • Quivy, R.; Campenhoudt, L. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva, Lisboa; 1998.
  • Pestana, M., Gageiro. Análise de dados para as ciências sociais: a complementaridade do spss. 2.a ed. Lisboa: edições Sílabo, 2000.

Bibliografia Secundária

• Freitas, C.B.; Hossne, W.S. investigação científica na área da medicina. S.l: Manole, 2001.
  • Morse, J.M. designing funded qualitative research. In: Denzin, N.K.& Lincoln, Y.S. (editors), handbook of qualitative research. 2.aed. London; sage publications, 2000.