Investigação em Ciências Biomédicas Laboratoriais I

Conhecimentos adquiridos na unidades curriculares da area de Ciências Biomédicas Laboratoriais.

A unidade curricular terá uma abordagem inicial de carácter teórico, a que se seguirá abordagem teórico-práticas
de pesquisa de fontes bibliográficas e após a identificação de um tema de investigação, sob a tutela de um docente
orientador de projecto, o aluno elaborará, na forma escrita, um projecto de investigação que será avaliado por um
júri constituído para o efeito.

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
• Metodologias de investigação
• Definição de questões de investigação
• Estrutura de um projecto de investigação
• Pesquisa de informação bibliográfica e sua correta referenciação
O aluno deve adquirir aptidões que lhe permitam:
• Identificação de um trabalho a investigar em Ciências Biomédicas Laboratoriais
• Pesquisa de informação científica relevante
• Definir o tema de investigação a desenvolver
O aluno deve adquirir competências de :
• Conceção de projetos de investigação em Ciências Biomédicas Laboratoriais
• Pesquisa e seleção da informação científica relevante para o seu trabalho
• Elaboração de um projecto de investigação em Ciências Biomédicas Laboratoriais

Metodologias de investigação
– Bases de dados
– Pesquisa bibliográfica
– Selecção da bibliografia pertinente
– Análise de conteúdos de artigos e outros trabalhos científicos
– Conceito de projeto científico
– Planeamento de um projeto científico
– Elaboração de um projeto científico

Bibliografia primária:

– artigos científicos disponibilizados aos alunos;

Bibliografia secundária:

– Heard, S.B.a., The scientist’s guide to writing : how to write more easily and effectively throughout your scientific career, 2016.

– Day, R.A.a. and B. Gastel, How to write and publish a scientific paper. Eighth edition / Barbara Gastel, Robert A. Day. 2016.

– Jolley, J., Introducing Research and Evidence-Based Practice for Nursing and Healthcare Professionals. 2nd ed. Harlow, England: Pearson, 2013.

– Liamputtong, Pranee. Research Methods in Health : Foundations to Evidence-Based Practice. 2nd ed. South Melbourne, Vic.: Oxford University Press, 2013.

– Schimel, J., Writing science : how to write papers that get cited and proposals that get funded. Oxford ; New York: Oxford University Press. 2012;