Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
A metodologia adoptada segue o princípio de integração do conhecimento teórico na componente de
intervenção prática. Assim, o enquadramento teórico será concretizado nas aulas, recorrendo à exposição oral
e a meios audiovisuais (projector multimédia, vídeo, etc.), e indicação de documentos referenciados para
estudo dos conteúdos programáticos.
As aulas, de componente prática dominante, incluem a fundamentação teórica específica dos conteúdos desta
unidade curricular (UC). Os conteúdos serão leccionados privilegiando-se a experimentação motora, a
observação e a análise do comportamento nas tarefas, jogos e actividades propostos. É também solicitado
aos estudantes a realização de trabalhos práticos de observação e avaliação do comportamento motor.
Será usada a plataforma e-learning da escola para apoiar e supervisionar o trabalho autónomo dos
mestrandos.
A avaliação desta UC será realizada através de um trabalho, realizado no âmbito de um dos conteúdos
programáticos.
Resultados de Aprendizagem
1. Contextualizar e articular os principais conceitos de jogo, desporto e lazer numa perspectiva integradora.
2. Identificar as diferentes tipologias de práticas de lazer e uso dos tempos livres, nos diferentes contextos e
espaços, em especial de lazer desportivo
3. Analisar situações práticas, que permitam o entendimento do comportamento motor infantil e os
fundamentos que orientam o processo de planeamento, gestão e avaliação de programas de Jogos e
Actividades Lúdicas Desportivas (ALD), que visem o desenvolvimento motor da criança, em diferentes
contextos, tempos e espaços.
Competências
1. Desenvolver projectos, baseados no Jogo e nas ALD, nos diferentes contextos, tempos e espaços, que
permitam desenvolver estilos de vida activos, importantes para manter e/ou melhorar a qualidade de vida das
crianças.
2. Identificar e descrever, de forma crítica, situações de aprendizagem, através do Jogo e das ALD, que
permitam o desenvolvimento da motricidade infantil.
Programa
1.1. Relações entre Jogo, Desporto e Lazer
1.2. Actividades Lúdicas Desportivas, Animação e Recreação Desportiva e conceitos associados.
2. Lazer e Estilos de Vida
2.1. Tipologias de Práticas de Lazer e Uso dos Tempos Livres
2.2. Tempos, Espaços e Lugares do Lazer
2.3. Práticas de Lazer e Estilos de Vida Activos
3. Jogos e Actividades Lúdicas Desportivas nos diferentes contextos
3.1. Jogos e Actividades Lúdicas Desportivas nos contextos formais
3.2. Jogos e Actividades Lúdicas Desportivas em contextos informais
3.3. Jogos e Actividades Lúdicas Desportivas em contextos não formais
4. Jogos e Actividades Lúdicas Desportivas em diferentes tempos e espaços
4.1. Jogos e Actividades Lúdicas Desportivas “Indoor”
4.2. Jogos e Actividades Lúdicas Desportivas ao Ar Livre
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Através de um trabalho, realizado no âmbito de um dos conteúdos programáticos. - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baptista, F. et al (1999). “Prevenir a Jogar – manual de jogos e actividades ludico-desportivas”. Condeixa:
Câmara Municipal de Condeixa.
Casterad, J. et al (2000). “Actividades en la Naturaleza”. Barcelona: INDE Publicaciones.
Neto, C. (2003). “Jogo e Desenvolvimento da Criança”. Lisboa: FMH Edições.
Pereira, B. & Carvalho, G.S. (Eds) (2008). “Actividade Física, Saúde e Lazer: Modelos de Análise e
Intervenção”. Lisboa: Lidel..
Pereira, B. & Carvalho, G.S. (Eds) (2006). “Actividade Física, Saúde e Lazer: A Infância e Estilos de Vida
Saudáveis”. Lisboa: Lidel.
Pociello, C. (1995). “Les Cultures Sportives”. Paris: Pratiques Corporelles.
Santos, N. & Gama, A. (Orgs.) (2008). “Lazer. Da libertação do tempo à conquista das práticas”. Coimbra:
Imprensa da Universidade.
Vidal, J. & Madeira, M. (2001). “Percursos na Natureza – Perspectivas de um percurso pedagógico”. Lisboa:
Gabinete Coordenador do Desporto Escolar.