Laboratório de Aplicações para a Indústria

NA

O aluno deverá ser capaz de desenvolver um projecto multidisciplinar de carácter integrador que aplique diferentes tecnologias e técnicas usadas na indústria.

Pretende-se que o aluno, além de integrar conhecimentos e comportamentos apreendidos durante o ciclo de estudos, seja capaz de analisar, modelar, implementar e testar um pequeno projeto de indústria a partir de um conjunto de requisitos iniciais.

Como objetivos gerais, o aluno deverá adquirir:

–        conhecimentos relativos à estrutura, organização e escrita de relatórios técnicos e artigos científicos;- competências de pesquisa e utilização de um sistema de referências bibliográficas.

1. Competências Pessoais e Métodos do Trabalho

a) Produtividade e importância da metodologia de trabalho

– Casos de Estudo (comparação de experiências)

– Gestão do tempo

b) Metodologia de Gestão de Projetos

– Caracterização da metodologia

– Fases da metodologia

– Ferramentas de apoio à gestão de projetosc) Escrita de Relatórios – Estrutura e apresentação

– Recolher, selecionar e sumarizar informação

– Definir objetivos, requisitos e pressupostos

– Organizar e escrever relatório

d) Apresentação de um projeto em público – Organizar a informação em suportes visuais

– Aspectos a considerar na preparação e realização de apresentações

2. Desenvolvimento de um projecto

Metodologias
  • - Nesta unidade curricular, por ser de natureza laboratorial, o ensino é tutorial. A aprendizagem consiste elaboração de um projecto em grupo ou individual orientado pelos docentes da unidade curricular. Tanto da avaliação periódica como da avaliação final constam a realização do projecto, elaboração do relatório e respetiva apresentação. - 100.0%

O aluno deve socorrer-se de toda a bibliografia utilizada nas restantes unidades curriculares do curso e que seja relevante para a planificação, execução e para a redação do projeto.