Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 MÉTODOS DE ENSINO
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Portefólio de exercícios – peso de 85% na avaliação global do exame;
– Trabalho escrito – peso de 15% na avaliação global do exame.
EXAME
– Componente teórica – peso de 15% na avaliação global do exame;
– Componente prática – peso de 85% na avaliação global do exame.
Resultados de Aprendizagem
3.1 Conhecer princípios orientadores fundamentais e identificar elementos da arte e da cultura como referentes em arteterapia;
3.2 Explorar métodos e técnicas de expressão e comunicação em arteterapia;
3.3 Desenvolver competências orientadas para a ação profissional em contextos gerontológicos.
Programa
541 Introdução à arterapia
4.1.1 Fundamentos conceptuais da arteterapia
4.1.2 Abordagem geltáltica em arteterapia
4.1.3 Arte e cultura como referentes em arteterapia
4.2 Técnicas e métodos de trabalho
4.2.1 Práticas bidimensionais – desenho, pintura, colagem, …
4.2.2 Práticas tridimensionais – escultura, modelação, cerâmica, …
4.2.3 Práticas interdisciplinares integradas – artes visuais, literatura, música
4.3 Organização e supervisão em arteterapia
4.3.1 Espaços e dinâmicas terapêuticas
4.3.2 Práticas e projetos interdisciplinares
4.3.3 Supervisão e desenvolvimento profissional
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente Teórica - 15.0%
- - Componente Prática - 85.0%
- - Portefolio de Exercícios - 85.0%
- - Trabalho de síntese - 15.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Armstrong, J. (2016). Art As Therapy. Phaidon press limited
Ciornai, S. (org.). (2005). Percursos em arteterapia: arteterapia e educação, arteterapia e saúde. Summus. Vol. 64.
Ciornai, S. (2004). Percursos em arteterapia: arteterapia gestáltica, arte em psicoterapia, supervisão em arteterapia. Summus. Vol. 62.
Ciornai, S. (2004). Percursos em arteterapia: ateliê terapêutico, arteterapia no trabalho comunitário, trabalho plástico e linguagem expressiva, arteterapia e história da arte. Summus. Vol. 63.
Guzman, L. (2020). Essential Art Therapy Exercises: Effective Techniques to Manage Anxiety, Depression, and Ptsd. Rockridge pr
Liebmann, M. (2006). Art therapy for groups a handbook of themes, games and exercises. Routledge.
Lopez, M. (2006). Arteterapia. Conocimiento interior a traves de la expressión artística.Tutor Psicologia.
Rubin, J. (2010). Introduction to art therapy:sources&resources. Routledge.
Sá-Chaves, I. (2000). Formação, conhecimento e supervisão. Universidade de Aveiro.