Workshop: Art Therapy

Base Knowledge

N/A

Teaching Methodologies

6.1 MÉTODOS DE ENSINO

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:

– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;

– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua;

– Exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

– Portefólio de exercícios – peso de 85% na avaliação global do exame;

– Trabalho escrito – peso de 15% na avaliação global do exame.

EXAME

– Componente teórica – peso de 15% na avaliação global do exame;

– Componente prática – peso de 85% na avaliação global do exame.

Learning Results

3.1 To know fundamental guiding principles and identify elements of art and of culture as related in art-therapy.

3.2 To explore methods and techniques of communication and expression in art-therapy.

3.3 To develop skills for professional action in gerontological contexts.

Program

4.1 Introduction to art therapy

4.1.1 Conceptual basics of  art-therapy

4.1.2 Gestalt approach  in art-therapy

4.1.3 Art and culture as related in art-therapy

4.2 Techniques and methods of work

4.2.1 Practice bidimensional – drawing, painting, collage, …

4.2.2 Practice tridimensional – sculpture, modeling, ceramics, …

4.2.3 Pratice interdisciplinary integrated – visual arts, literature, music, …

4.3 Organization and supervision in art-therapy

4.3.1 Spaces and dynamic therapies

4.3.2 Practices and interdisciplinary projects

4.3.3 Supervision and professional development

Curricular Unit Teachers

Grading Methods

Exam
  • - Practical Component - 85.0%
  • - Theoretical Component - 15.0%
Continuing Evaluation
  • - Exercise Portfolio - 85.0%
  • - Synthesis work - 15.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

Armstrong, J. (2016). Art As Therapy. Phaidon press limited

Ciornai, S. (org.). (2005). Percursos em arteterapia: arteterapia e educação, arteterapia e saúde. Summus. Vol. 64.

Ciornai, S. (2004). Percursos em arteterapia: arteterapia gestáltica, arte em psicoterapia, supervisão em arteterapia. Summus. Vol. 62.

Ciornai, S. (2004). Percursos em arteterapia: ateliê terapêutico, arteterapia no trabalho comunitário, trabalho plástico e linguagem expressiva, arteterapia e história da arte. Summus. Vol. 63.

Guzman, L. (2020). Essential Art Therapy Exercises: Effective Techniques to Manage Anxiety, Depression, and Ptsd. Rockridge pr

Liebmann, M. (2006). Art therapy for groups a handbook of themes, games and exercises. Routledge.

Lopez, M. (2006). Arteterapia. Conocimiento interior a traves de la expressión artística.Tutor Psicologia.

Rubin, J. (2010). Introduction to art therapy:sources&resources. Routledge.

Sá-Chaves, I. (2000). Formação, conhecimento e supervisão. Universidade de Aveiro.