Base Knowledge
N/A
Teaching Methodologies
6.1 MÉTODOS DE ENSINO
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Portefólio de exercícios – peso de 85% na avaliação global do exame;
– Trabalho escrito – peso de 15% na avaliação global do exame.
EXAME
– Componente teórica – peso de 15% na avaliação global do exame;
– Componente prática – peso de 85% na avaliação global do exame.
Learning Results
3.1 To know fundamental guiding principles and identify elements of art and of culture as related in art-therapy.
3.2 To explore methods and techniques of communication and expression in art-therapy.
3.3 To develop skills for professional action in gerontological contexts.
Program
4.1 Introduction to art therapy
4.1.1 Conceptual basics of art-therapy
4.1.2 Gestalt approach in art-therapy
4.1.3 Art and culture as related in art-therapy
4.2 Techniques and methods of work
4.2.1 Practice bidimensional – drawing, painting, collage, …
4.2.2 Practice tridimensional – sculpture, modeling, ceramics, …
4.2.3 Pratice interdisciplinary integrated – visual arts, literature, music, …
4.3 Organization and supervision in art-therapy
4.3.1 Spaces and dynamic therapies
4.3.2 Practices and interdisciplinary projects
4.3.3 Supervision and professional development
Curricular Unit Teachers
Grading Methods
- - Practical Component - 85.0%
- - Theoretical Component - 15.0%
- - Exercise Portfolio - 85.0%
- - Synthesis work - 15.0%
Internship(s)
NAO
Bibliography
Armstrong, J. (2016). Art As Therapy. Phaidon press limited
Ciornai, S. (org.). (2005). Percursos em arteterapia: arteterapia e educação, arteterapia e saúde. Summus. Vol. 64.
Ciornai, S. (2004). Percursos em arteterapia: arteterapia gestáltica, arte em psicoterapia, supervisão em arteterapia. Summus. Vol. 62.
Ciornai, S. (2004). Percursos em arteterapia: ateliê terapêutico, arteterapia no trabalho comunitário, trabalho plástico e linguagem expressiva, arteterapia e história da arte. Summus. Vol. 63.
Guzman, L. (2020). Essential Art Therapy Exercises: Effective Techniques to Manage Anxiety, Depression, and Ptsd. Rockridge pr
Liebmann, M. (2006). Art therapy for groups a handbook of themes, games and exercises. Routledge.
Lopez, M. (2006). Arteterapia. Conocimiento interior a traves de la expressión artística.Tutor Psicologia.
Rubin, J. (2010). Introduction to art therapy:sources&resources. Routledge.
Sá-Chaves, I. (2000). Formação, conhecimento e supervisão. Universidade de Aveiro.