Laboratório de Iluminação 1

A unidade curricular será ministrada através de aulas práticas em laboratório de iluminação, onde os estudantes terão a oportunidade de manusear e configurar equipamentos reais. As atividades práticas serão complementadas por discussões em grupo, análise de exemplos de iluminação cénica e opinião individual sobre os exercícios realizados.

A avaliação dos estudantes será contínua e presencial, baseando-se na participação ativa nas aulas práticas, na execução dos exercícios propostos, na criatividade demonstrada nos projetos práticos, bem como na capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de desafios práticos relacionados com a iluminação cénica. Além disso, os/as estudantes terão de entregar um dossier e um relatório final, que serão avaliados.

Métodos de avaliação e cálculo da classificação final:

Desempenho – 50%

Dossier e relatório – 30%

Assiduidade, pontualidade, autonomia – 20%

Esta unidade curricular tem como objetivos principais proporcionar aos/às estudantes conhecimentos sólidos sobre os princípios básicos de iluminação cénica, desenvolver as aptidões práticas necessárias para trabalhar com equipamentos de iluminação e fomentar competências criativas na aplicação desses conhecimentos em contextos performativos.

1. Identificar as principais características dos equipamentos de luz convencionais. 2. Exploração dos conceitos de iluminação. 3. Exploração dos equipamentos de luz convencionais. 4. Exploração da programação de luz básica. 5. Compreender as técnicas e métodos de montagem e desmontagem, focagem e operação de sistemas de iluminação de cena.

1. Técnicas e métodos de montagem e desmontagem dos equipamentos de iluminação de cena. 2. Gestão dos equipamentos de iluminação. 3. Manuseamento dos equipamentos de iluminação. 4. Conceitos básicos de mesas de luz manuais e digitais. 5. Operação dos equipamentos de iluminação. 6. Estruturas de suporte dos equipamentos de iluminação. 7. Criação de conceitos de iluminação utilizando os equipamentos de iluminação. 8. Criação de conceitos de iluminação utilizando programação de luz básica. 9. Prática das técnicas e métodos de montagem e desmontagem, focagem e operação de sistemas de iluminação de cena. 10. Exercícios e projeto prático de iluminação.

CABRAL, Pedro Moreira e Correia, José Álvaro (2008). Manual Técnico de Iluminação de Espectáculos: Manual do Formando. Porto: Setepés.

CAMARGO, Roberto Gil (2000). Função Estética da Luz. São Paulo: TCM Comunicação.

FRASER, Neil (2001). Stage Lighting Design. Marlborough: The Crowood Press.

FRASER, Neil (2002). Stage Lighting Explained. Marlborough: The Crowood Press.

INGAHM, Rosemary (1998). From Page to Stage. Portsmouth: Heinneman.

MCCANDLESS, Stanley (2020). A Method of Lighting the Stage. Brattleboro: Echo Point Books and Media.

PILBROW, Richard (2008). Stage Lighting Design: the Art, the Craft, the Life. Londres: Nick Hern Books.

REID, Francis (2002). The Stage Lighting Handbook. Nova York: Taylor and Francis.

REID, Francis (1995). Lighting the Stage. Oxford: Butterworth-Heinneman.