Laboratório de Multimédia II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular pretende proporcionar uma experiência prática, em que a execução de um projeto conduza ao contacto com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projecto, monitorizados pelos Docentes face à sua fundamentação e objetivo final.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular partilha, em grande medida, os objetivos de Laboratório Multimédia I, capitalizando as mais competências adquiridas, entretanto, pelos alunos. Assim, após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
* comunicar mensagens textuais, visuais e sonoras específicas a um determinado público-alvo, utilizando modelos de comunicação/informação;
* saber selecionar, analisar e conceber produtos gráficos e sonoros segundo critérios comunicacionais, estéticos e funcionais;
* saber definir, organizar e esquematizar conteúdos, e como interpretar e integrar projetos multidisciplinares;
* aplicar conceitos de interatividade, funcionalidade, portabilidade e elaboração de plataformas digitais de suporte;
* conceber e editar produtos para publicação em suporte digital;
* criar um suporte digital para divulgação dos produtos criados;
* dominar as funcionalidades das redes sociais.

Programa

De igual modo, também partilha em grande medida os conteúdos de Laboratório Multimédia I. Deste modo, a unidade curricular compreende os seguintes conteúdos:
* comunicar através de informação textual, visual (nomeadamente vídeo) e sonora;
* planeamento e recolha de informação;
* hierarquia de conteúdos;
* fases de gestão de um projeto de produção de conteúdos – da fundamentação à execução e publicação;
* definição e execução de projetos de equipa;
* produção de conteúdos digitais;
* divulgação de conteúdos, nomeadamente com recurso à criação de servidores web para a divulgação de conteúdos dinâmicos em função dos utilizadores.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ADAMS, R., HNATIUK, D., & WEISS, D. (2017). Music supervision: The complete guide to selecting music for movies, tv, games & new media (2nd ed.). Omnibus Press.

BEAUCHAMP, R. S. (2013). Designing sound for animation (2nd ed.). Focal Press.

CARROL, B. (2020). Writing and Editing for Digital Media. New York: Routledge.

COLLINS, M. (2017). Pro HTML5 with CSS, JavaScript, and Multimedia: Complete Website Development and Best Practices, 1st Ed. Apress.

DUNHAM, R. S. (2020). Multimedia Reporting: How Digital Tools Can Improve Journalism Storytelling. Singapore: Springer Nature.

FEHRLE, J. & SCHÄFKE-ZELL W. (2019). Adaptation in the Age of Media Convergence. Amsterdam: Amsterdam University Press.

LATIN, M. (2019). Better web typography for a better web (2nd ed.). Blurb.

LEONARD, N. SANTUNE, F. & WAY, A. (2020). Web and Digital for Graphic Designers. Bloomsbury Publishing

YOUNG, Alex; MECK, Bradley, CANTELON, Mike. (2017) Node.js in Action, 2nd ed. Manning Publications