Liderança e Gestão de Equipas

Não aplicável.

As aulas são teórico-práticas (TP).
Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos, exercícios, autodiagnósticos e planos de desenvolvimento individual, para fomentar a participação ativa.
Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando a conciliação entre a apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas com metodologias ativas e práticas de atuação nos contextos reais de trabalho em ambiente organizacional.

Serão utilizadas ferramentas facilitadoras da aprendizagem e estimulantes para os alunos, utilizando a tecnologia educativa, tais como: Kahoot, Socrative e Mentimeter.

O propósito desta unidade curricular é dotar os alunos de conhecimentos e práticas organizacionais que lhes proporcionem o desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas para trabalhar em contexto organizacional.
A par das abordagens teóricas e reflexão crítica, ancoradas no atual estado da arte, pretende-se que os alunos analisem e confrontem as atuais exigências organizacionais com diversas metodologias e práticas de liderança e gestão de equipas de trabalho. Assim sendo, visa-se o desenvolvimento e aplicação de comportamentos, metodologias e instrumentos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma participação de elevada performance, contribuindo para a criação de valor organizacional e para a realização individual das pessoas.

No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
• Distinguir as principais teorias de liderança e motivação
• Identificar as especificidades do trabalho em grupo
• Caraterizar o funcionamento das equipas de trabalho
• Identificar o estilo de liderança mais adequado às caraterísticas da equipa e dos seus membros
• Demonstrar atitudes e aplicar técnicas para elevar o empenhamento e a felicidade
• Aplicar as técnicas para fornecer feedback eficaz aos membros da equipa
• Aplicar as estratégias motivacionais ajustadas à equipa e aos seus membros.

1. Introdução
1.1. A emergência das competências de liderança e gestão de equipas.
1.2. Impacto da liderança e gestão de equipas no desempenho organizacional.

2. Liderança
2.1. A evolução e conceito de liderança.
2.2. Managerial and leadership Effectiveness – liderança e gestão.
2.3. Evolução dos modelos e/ou abordagens de liderança.
2.4. Perspetivas e abordagens recentes de liderança – New Leadership
2.5. Pipeline de liderança nas organizações.
2.6. O dark side da liderança: causas e consequências.
2.7. O líder coach
2.8. Autodiagnósticos comportamentais.

3. Gestão de Equipas
3.1. Grupos Vs Equipas
3.2. Fases de desenvolvimento de equipas e papéis do líder
3.3. As equipas de elevada performance
3.4. Empowerment de pessoas/equipas
3.5. Motivação de pessoas/equipas: conceito e abordagens.
3.6. Formulação e monitorização de objetivos e a delegação.
3.7. Práticas de envolvimento e participação dos colaboradores.
3.8. Atitudes e técnicas fundamentais para elevar a felicidade e o comprometimento das pessoas/equipas.
3.9. Acompanhamento, avaliação de desempenho da equipa e dos seus membros
3.10. Práticas de promoção e fornecimento de feedback eficaz e feedfoward
3.11. Autodiagnósticos e exercícios de aplicação prática.

– Fortes da Costa, R. (2012). Equipas de alto rendimento: Saber liderar equipas de trabalho. Lisboa: Editora RH.
– Goleman, D., Boyatzis, R., & McKee, A. (2007). Os novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. Lisboa: Gradiva.
– Linley, P.A., Harrington, S., & Garcea, N. (2010). Oxford handbook of positive psychology and work. NY: Oxford University Press.
– Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (18th Edition). Thousand Oaks: Sage.
– Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.
– Pina e Cunha, M. & Rego, A. (2009). Liderar (2ª Ed.). Alfragide: Publicações D. Quixote.
– Rego, A., & Pina e Cunha, M. (2013). Liderança positiva. Lisboa: Edições Sílabo.
– Robbins, S.P., & Judge, T.A. (2017). Organizational behavior (17th Ed). Essex: Pearson.
– West, M.A. (2012). Effective teamwork: Practical lessons from organizational research (3th Ed.). N.Y.: John Wiley & Sons.