Liderança, Motivação e Gestão de Equipas

Conhecimentos de Base Recomendados

não aplicável.

Métodos de Ensino

A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas, o método incidirá em metodologias ativas de autodiagnóstico comportamental, análise de  metodologias práticas e de simulação de casos.

Resultados de Aprendizagem

 

Objetivos:

Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da atual relevância organizacional do desenvolvimento e liderança de equipas de elevada performance. A par das abordagens e modelos teóricos, pretende-se que os alunos conheçam comportamentos, metodologias e instrumentos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma cabal participação ao nível da implementação, gestão e liderança de equipas de trabalho. Assim, dessa forma, contribuindo para a criação de valor e para a realização individual dos colaboradores.

 

 Competências a desenvolver:

– Compreender a crescente relevância organizacional do desenvolvimento de competências de liderança;

– Compreender  o contributo organizacional  das equipas de elevada performance;

– Conhecer as perspectivas e abordagens do new leadership;

– Interpretar práticas eficazes de dinamização de equipas de trabalho;

– Aplicar boas práticas de envolvimento e participação dos colaboradores.

– Adotar comportamentos e metodologias eficazes de comunicação e planificação de tarefas.

 

 

Programa

 

1.Introdução

1.1. Emergência das competências de liderança e gestão de equipas.

1.2. Impacto da cultura e clima organizacional nos comportamentos das pessoas e equipas.

 

  2.  Liderança

2.1. Managerial and leadership effectiveness – Gestão e Liderança.

2.2. Perspetivas e abordagens recentes de liderança – New Leadership.

2.3. O pipeline de liderança nas organizações.

2.3. O dark side da liderança: causas e consequências.

2.4. Autodiagnósticos comportamentais.

 

 3. Motivação e gestão de equipas

3.1. Ciclo motivacional e envolvimento e participação dos colaboradores.

3.2. Boas práticas de gestão e dinamização de equipas de elevada performance:

3.2.1. Negociação de objetivos e o processo de delegação;

3.2.2. O empowerment de pessoas e equipas;

3.3.3. Planificação do tempo e eficácia  comunicacional;

3.3.4.  Autodiagnósticos comportamentais.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

 Bass, B.M. (2008). The Bass handbook of leadership: Theory, research and managerial applications (4th Ed.).N.Y: Free   Press.

 Fortes de Costa, R. (2023). Empowerment leadership: Equipas de excelência. Coimbra: Editora D’Ideias.

 Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (8th Ed.). Thousand Oaks: Sage.

 Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional   e  gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.

 Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2013). Liderança positiva. Lisboa: Edições Silabo.

 Robbins, S.P & Judge, T.A. (2017). Organizational behavior (17th Ed). Essex: Pearson.

 

Textos e artigos a disponibilizar no Nonio – Inforestudante.