Conhecimentos de Base Recomendados
não aplicável.
Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas, o método incidirá em metodologias ativas de autodiagnóstico comportamental, análise de metodologias práticas e de simulação de casos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da atual relevância organizacional do desenvolvimento e liderança de equipas de elevada performance. A par das abordagens e modelos teóricos, pretende-se que os alunos conheçam comportamentos, metodologias e instrumentos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma cabal participação ao nível da implementação, gestão e liderança de equipas de trabalho. Assim, dessa forma, contribuindo para a criação de valor e para a realização individual dos colaboradores.
Competências a desenvolver:
– Compreender a crescente relevância organizacional do desenvolvimento de competências de liderança;
– Compreender o contributo organizacional das equipas de elevada performance;
– Conhecer as perspectivas e abordagens do new leadership;
– Interpretar práticas eficazes de dinamização de equipas de trabalho;
– Aplicar boas práticas de envolvimento e participação dos colaboradores.
– Adotar comportamentos e metodologias eficazes de comunicação e planificação de tarefas.
Programa
1.Introdução
1.1. Emergência das competências de liderança e gestão de equipas.
1.2. Impacto da cultura e clima organizacional nos comportamentos das pessoas e equipas.
2. Liderança
2.1. Managerial and leadership effectiveness – Gestão e Liderança.
2.2. Perspetivas e abordagens recentes de liderança – New Leadership.
2.3. O pipeline de liderança nas organizações.
2.3. O dark side da liderança: causas e consequências.
2.4. Autodiagnósticos comportamentais.
3. Motivação e gestão de equipas
3.1. Ciclo motivacional e envolvimento e participação dos colaboradores.
3.2. Boas práticas de gestão e dinamização de equipas de elevada performance:
3.2.1. Negociação de objetivos e o processo de delegação;
3.2.2. O empowerment de pessoas e equipas;
3.3.3. Planificação do tempo e eficácia comunicacional;
3.3.4. Autodiagnósticos comportamentais.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bass, B.M. (2008). The Bass handbook of leadership: Theory, research and managerial applications (4th Ed.).N.Y: Free Press.
Fortes de Costa, R. (2023). Empowerment leadership: Equipas de excelência. Coimbra: Editora D’Ideias.
Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (8th Ed.). Thousand Oaks: Sage.
Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.
Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2013). Liderança positiva. Lisboa: Edições Silabo.
Robbins, S.P & Judge, T.A. (2017). Organizational behavior (17th Ed). Essex: Pearson.
Textos e artigos a disponibilizar no Nonio – Inforestudante.