Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exercícios de gramática (reflexão, sistematização e aplicação)
Exercícios para o desenvolvimento da compreensão escrita
Exercícios visando o desenvolvimento da compreensão oral
Actividades conducentes ao desenvolvimento de competências de expressão oral:
Exercícios fonéticos e de leitura
Curtas exposições orais
Descrição de pessoas, lugares e situações
Expressão de pensamentos e emoções
Interacção verbal e argumentação
Exercícios de produção escrita:
Respostas a questionários
Redacção de curtos textos
Tradução de pequenos textos
Exercícios de transformação
Resultados de Aprendizagem
A. Competências de compreensão e expressão escrita e oral
1- compreender expressões e vocabulário para viajar com autonomia acedendo à informação cultural e civilizacional.
2–ler textos e pronunciar correctamente.
3–comunicar em situações do dia-a-dia, exprimir um ponto de vista pessoal ou de natureza civilizacional ou cultural.
4–utilizar a língua francesa em conversas curtas.
5-escrever mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata, de exprimir uma opinião de carácter civilizacional ou cultural.
B. Competências socioculturais e interculturais
1–reconhecer traços específicos do quotidiano;
2–conhecer características específicas de comportamento nas relações interpessoais;
3–reconhecer gestos e acções específicos da comunicação não verbal;
4–conhecer convenções relativas à hospitalidade e aos hábitos;
5-conhecer algumas características geográficas, civilizacionais e culturais da França e dos países francófonos.
Programa
1. Conteúdos comunicativos:
Saluer et dire au revoir
Se présenter
Donner l’identité de quelqu’un
Engager la conversation
Féliciter/Apprécier
Proposer et accepter/refuser une proposition
Faire des compliments
Décrire quelqu’un
Exprimer ses doutes
Exprimer ses goûts
Résumer et raconter
2. Conteúdos linguísticos:
Pronoms sujets
Verbes demander, manger, avoir, être, faire, sortir (ou partir), prendre, mettre, aller et les verbes
pronominaux au Présent de l’Indicatif
Le passé et le futur
Négation
Nationalités et professions
Les formules de salutation
Formules de félicitation
Professions
Lexique des sentiments
Marques de l’insistance
Expression du temps
Description
La quantité
La possession
3. Conteúdos socioculturais:
Les manières de se saluer
Les courses
L’alimentation
Les vêtements
Le temps
L’école
La politesse
Le tutoiement et le vouvoiement
Les gestes et attitudes de joie et de mécontentement
Les fêtes.
Géographie
Les événements historiques les plus importants
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - teste escrito e oral 2 - 50.0%
- - teste escrito e oral 1 - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dicionários e gramáticas / Dictionaries and grammar books:
Le petit Robert
Dicionário Verbo/ Hachette. Francês/Português, Editorial Verbo,
Grégoire, Maia, Grammaire Progressive du Français. Niveau débutant. Clé International/Porto editora.
Manuais / Textbooks
Dollez, Catherine et Né, Marie-Françoise, Forum. Méthode de Français 1, Hachette Livre, Paris, 2006.
Roesch, Roselyne et Rolle-Harold, Rosalba, La France au quotidien, Pug, Grenoble, 2006.
O material para as aulas de Francês, bem como outras referências bibliográficas que se revelem
necessárias, será fornecido aos alunos ao longo do semestre.
The material for the classes, as well as further reading references, will be supplied to the students
throughout the semester.
Sítios Internet / Websites:
http://french.about.com/library/weekly/aa051801b.htm
http://www.academie-francaise.fr/langue/questions.html
http://persocite.francite.com/progresser/
http://www.bonjourdefrance.com/index/indexgram.htm