Conhecimentos de Base Recomendados
English B2
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Prática de contexto simulado (Role-play), fazendo uso de palavras-chave e vocabulário técnico.
Resultados de Aprendizagem
-Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita em termos de interpretação, compreensão, expressão e produção em Língua Inglesa, demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação.
-Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem.
-Proporcionar o aperfeiçoamento da Língua Inglesa, adequando-a ao contexto socioprofissional dos formandos.
-Utilizar a Língua Inglesa como instrumento de trabalho.
-Possibilitar uma manipulação autónoma da Língua Inglesa como via de acesso à utilização correcta das Tecnologias de Informação e Comunicação.
-Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica.
Programa
Capítulo 1:
– Apresentação pessoal;
– Estabelecer diálogos sobre o emprego e a carreira;
– Estabelecer diálogos sobre a rotina diária;
– A língua inglesa no quotidiano socioprofissional do técnico de informação e comunicação;
– A língua inglesa e as novas tecnologias;
Capítulo 2:
– Comunicação oral e comunicação escrita em língua inglesa;
– Os aspetos formais (fonológicos, sintáticos e lexico-semânticos) do sistema linguístico inglês – Interpretação e produção de texto;
– Planificação e desenvolvimento de projetos individuais em Língua Inglesa;
– Apresentação escrita e oral desses projetos;
– Análise e interpretação de documentos técnicos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cambridge University Press Dictionary. (2016). Cambridge University Press.
Capel, A. & Sharp, W. (2015). Cambridge English: objective first. Cambridge University Press.
Hewings, M. (2000). Advanced grammar in use: a self-study reference and practice book for advanced learners of English. Cambridge University Press.
Murphy, R. (2018). English grammar in use: a self-study reference and practice book for intermediate students (2. ed). Cambridge University Press.
Souza, A., Absy, C., da Costa, G. & de Mello, L. (2005). Leitura em língua inglesa: uma abordagem instrumental. Disal.
Swan, M. (2015). Practical English usage. Oxford University Press.