Língua Inglesa e Comunicação

Para a concretização dos objetivos da UC e a aquisição das competências básicas previstas, o processo de ensino-aprendizagem contempla a realização de exercícios e atividades que permitam: — Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos das áreas técnico-científicas de referência: – Desenvolver a capacidade oral e escrita em contexto técnico-científico; – Praticar a oralidade em contextos que pressupõem a gestão do tempo, do espaço e da situação de comunicação. – Enriquecer o léxico de terminologias específicas.

Reconhece as especificidades do discurso técnico-científico em língua portuguesa e inglesa; identifica e utiliza, de forma criativa, a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico na produção de textos escritos; identifica e utiliza os recursos gramaticais adequados; expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber; recolhe, trata, utiliza e produz informação nas duas línguas de trabalho.

Para a concretização dos objetivos da UC e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino-aprendizagem contempla a realização de exercícios e atividades, individualmente ou em grupo, que permitam: desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos nas áreas técnico-científicas de referência; desenvolver a capacidade escrita e oral em contextos especializados; enriquecer o léxico de terminologias específicas; rever e consolidar estruturas linguísticas das línguas envolvidas; fomentar a capacidade crítica através de práticas de autoavaliação; praticar a oralidade em contextos que pressupõem a gestão do tempo, do espaço e da situação de comunicação.

Avaliação contínua
  • - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
  • - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
Exame
  • - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
  • - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%

NP 405-3.2000, Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos não publicados. IPQ.

STEMPLESKI, Susan – Earth Watch. New Jersey: Prentice Hall, 1995.

NP405.4.2002, Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos eletrónicos. Instituto Português da Qualidade (IPQ).

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Metodologia da investigação, redação e apresentação de trabalhos científicos. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998. ISBN 972 26 15.

Answers.com – Online Dictionary, Encyclopedia and much more. Disponível em WWW: URL:http://www.answers.com.

MURPHY, Raymond – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

SINCLAIR, J. M. – Collins English Dictionary. Millennium Edition. Glasgow: Harper Collins, 1998.

NP 405-1.1994, Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos impressos. Instituto Português da Qualidade (IPQ).