Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Exposição e explicação dos assuntos e conceitos e esclarecimento simultâneo de dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos. Resolução de exercícios para aplicação dos conhecimentos adquiridos em aula. Avaliação contínua: 2 testes de avaliação com peso idêntico, 50%. Exame final: um exame com peso de 100%
Resultados de Aprendizagem
1- Conhecer as regras de flexão de Nomes, Adjetivos, Pronomes e Verbos.
2 – Identificar os processos de formação de palavras.
3- Identificar as relações gramaticais dos constituintes de frase.
4- Caracterizar os sintagmas constituintes de frase
5- Resumir e interpretar textos de tipologia diversa
Programa
1. Morfologia e classes de palavras
1.1 – Flexão de nomes, adjetivos, pronomes e verbos.
2 – Morfologia derivacional
2.1 – Processos de formação de palavras.
3 – Sintaxe
3.1 – Relações gramaticais: sujeito, complemento direto e indireto, predicativo do sujeito e do complemento direto, adjuntos
3.2 – Constituintes de frase: sintagma nominal, sintagma verbal, sintagma adjetival, sintagma preposicional.
4 – O resumo, a síntese a análise: leitura e exposição oral/gestual
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Eliseu, André (2014). Sintaxe do Português. Lisboa: Editorial Caminho. Faria, Isabel Hub et al. (1996): Introdução à linguística geral e portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, João Andrade e Móia, Telmo (1995): Áreas críticas da Língua Portuguesa. Lisboa:Caminho.
Vilalva, Alina (2008). Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta
Reis, C (2010 ) História Crítica da Literatura Portuguesa. Lisboa, Almedina.