Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Os conteúdos visam a aquisição de conhecimentos do sistema literário infantojuvenil nas suas múltiplas vertentes, surgindo em articulação com os objetivos de aprendizagem delineados: o ponto 1 visa contribuir para a compreensão do conceito, âmbito e estatuto da LIJ, enquanto 2 se debruça sobre questões em torno dos conceitos de literatura e educação literária para a infância e juventude. O ponto 3 aponta para a análise de textos literários e icónicos. No ponto 4 pretende-se que os estudantes contactem com textos da tradição oral e de autores contemporâneos e desenvolvam práticas e estratégias de leitura/narração em contextos educativos formais e não formais.
Os pontos 5 e 6 privilegiam o entrosamento teórico-prático da formação do leitor competente e crítico, através da promoção da leitura e, sobretudo, da elaboração propostas de leitura e de animação da leitura literária em contextos não formais, mediante a apresentação de trabalhos práticos.
Resultados de Aprendizagem
– Perceber aspetos teóricos no domínio da Literatura Infantil e Juvenil (LIJ);
– Entender a especificidade, estatuto e etapas de evolução e tendências da LIJ;
– Analisar textos de tipologia diversa, detetando procedimentos gráfico-plásticos, discursivos, retórico-estilísticos, narratológicos e poético-simbólicos específicos;
– Compreender a relevância do adulto-mediador na criação de hábitos de leitura e na formação de leitores e refletir sobre estratégias de promoção e animação da leitura em contextos educativos não formais.
Programa
1. Literatura Infantil e Juvenil:
1.1. Conceito e diversidade terminológica;
1.2. Âmbito, legitimação e evolução do conceito;
1.3. A Literatura Infantil e a Literatura Juvenil.
2. Educação Literária, leitura e literatura;
3. Literatura de Tradição Oral e Literatura Infantil e Juvenil: Rimas infantis; poesia de autor; Contos tradicionais e contos de autor: versões, adaptações e reescrita;
4. Práticas e estratégias de leitura/narração em contextos educativos formais e não formais: Leitura em voz alta e narração oral; Leitura muldimodal.
5. Promoção e animação da leitura;
6. Propostas de leitura e de animação da leitura literária em contextos não formais: apresentação de trabalhos práticos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Trabalho de síntese - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AZEVEDO, F. (2006). Literatura Infantil e Leitores. Da Teoria às Práticas. Braga: IEC.
BALÇA, A. & M. PIRES (2013). Literatura infantil e juvenil. Formação de leitores. S/L.: Santillana.
CERRILLO, P. (2007). Literatura Infantil y Juvenil y educación literária. S/l.: Editorial Octaedro.
CERVERA, J. (1991). Teoría de la Literatura Infantil. Bilbao: Ediciones Mensajero.
COLOMER, T. (2010). Introducción a la literatura infantil y juvenil actual. Madrid: Síntesis.
MENDES, T. (2015). Vozes e Silêncio: a Poética do (Des)encontro na Literatura para Jovens. Madrid: Bubok.
PIRES, M. N. (2005). Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea. Lisboa: Caminho.
RAMOS, A. M. (2012). Tendências contemporâneas da Literatura para a infância contemporânea. Porto: Tropelias e Companhia.
SILVA, S. R. (2012). Entre Textos – Perspectivas sobre a Literatura para a Infância e a Juventude. Porto: Tropelias e Companhia.