Manutenção da Saúde Animal e Tratamentos Alternativos

– Zootecnia
– Nutrição animal

Esta Unidade Curricular encontra-se estruturada com base num modelo pedagógico activo, centrado no estudante, na acessibilidade, na aquisição activa de conhecimentos e na construção e incentivo ao espírito crítico. Pretende-se promover a interação, a partilha de ideias e a construção conjunta do conhecimento baseado na pluralidade de experiências e formações. Deixar latitude para que o aluno aprofunde individualmente conhecimentos de acordo com os seus interesses pelas diferentes espécies animais de interesse zootécnico.
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas de exposição sendo contudo dado relevo à pesquisa dos alunos e elaboração de trabalhos dentro do âmbito da UC e na pesquisa e discussão conjunta ou/e individual desses trabalhos e de artigos, deixando latitude de escolha dos temas, dentro dos objectivos a atingir. Serão disponibilizados aos alunos elementos de leitura obrigatória e material de consulta opcional.

O aluno nesta unidade curricular deve desenvolver espirito critico e adquirir as bases de conhecimento para a manutenção da saúde animal:
1. Entender a abordagem holística da produção animal;
2. Entender a importância das 5 necessidades de Huge para cada espécie animal, indispensáveis para a manutenção da saúde;
3. Entender a relação anatomo-fisiológica entre homeostasia, stress, bem-estar ;
4. Adquirir conhecimentos de farmacodinâmica e farmacocinética;
5. Conhecer os fundamentos de terapias alternativas, nomeadamente da homeopatia e fitoterapia;
6. Conhecer algumas patologias mais importantes nas diferentes espécies animais;
7. Saber aplicar tratamentos complementares em processos simples.

1) Stress e bem-estar:; 2)Bem-estar, maneio e saúde: a) Avaliação das limitantes e constrangimentos ao bem-estar animal e metodologias de avaliação de bem-estar; b) Estrutura e fisiologia da célula animal; 3) Anatomofisiologia dos sistemas digestivo, respiratório, urinário e pele: sua relação com o metabolismo e homeostasia: a) Topografia dos orgãos; b) Estrutura e fisiologia dos pulmões, rins e fígado; c) Estrutura da pele e função; d) O sistema digestivo (absorção e excrecção). 4) Resistência e susceptibilidade; 5) Identificação de sinais de saude e doença em cada espécie animal; 6) Conceitos de farmacodinâmica e toxicologia: a) Farmacodinâmica (ADME); 7) Tipos de moléculas químicas e dinâmica de ADME; 8) Acção de diferentes moléculas nos vários tecidos. 9) Principais patologias nas diferentes espécies animais. 10) Os princípios e fundamentos da acupunctura, homeopatia e bioterapias veterinárias: avaliação holística e aplicação: a) Plantas de origem autóctone mais utilizadas.

Slauso and Cooper. Mechanisms of disease. 3th ed.: Mosby, 2002. ISBN 0-323-00228-5.

FEIJÃO, R.O. Medicina pelas Plantas. 2ªedição, Soares e Rebelo Lda., 1952.

Spielberger and Schaette. Biotherapies Veterinaires. C. Mouvement de culture Bio-Dynamic-Paris. ISSN 1246-3353.

Wynn, S. and Marsden. Manual of natural Veterinary Medicine. Mosby, 2003. ISBN-13978-0-323-01354-3.

Riviere, J.E. and Papich, M.G. Veterinary Pharmacology and Therapeutics. Blackwell Publishing, 9ª ed., 2009. ISBN 978-0-8138-2061-3.

BLAIR R., Nutrition and Feeding of Organic Pigs. Oxfordshire, UK. CABI, Cromwell press, 2007.

Frandson, R. D., Wilke, W. L. and Fails, A. D. Anatomia e Fisiologia dos Animais de Fazenda. Sexta edição, Edirora Guanabara Koogan S.A. 2005.

PERESTRELO-VIEIRA R., GOURREAU, J.M. PERESTRELO-VIEIRA, H. Doenças dos Suínos 3.ª edição Publicaçöes Ciencia e Vida, Lda, 2006.

Swenson, M.S. Dukes Fisiologia dos Animais Domésticos, 10ª edicão, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1988.

Artigos vários

Rubin, M. Manual de Acupunctura Veterinária. Ed. Andrei, 1983.

HOVI, M., WALKENHORST, M. and PADEL, Systems development: quality and safety of organic livestock products. Proceedings of the 4th SAFO Workshop, Switzerland, 17-19 March, 2005.

Cunningham, J.G. Veterinary Physiology 3rd Edition. ed. Elsevier Saunders, ISBN 0-7216-8994-9/978-0-721689-94-4. 2002.

Tizard Ian R. Veterinary immunology: an introduction. 6th ed. Philadelphia: W. C. Saunders Company, Cop. 2000. ISBN 0-7216-8218-9.

ANVS, 2011. Formulário de Fitoterápicos, Farmacopeia Brasileira. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 126 p. (www.anvisa.gov.br)

Rodet, J.C.. Factores de Produção Animal. 2005.

Saxton J. and Gregory, P. Textbook of Veterinary Homeopathy. Aden Press, Oxford, 2005. ISBN 0-906584-57-4.

Vaarst M., Roderick, S., Lund, V., Lockeretz, W. Animal Health and Welfare in Organic Agriculture. CABI Publishing 2004. ISBN 0 85199 668 X.