Marketing, Comercialização, Regulamentação e Certificação

Conhecimentos de Base Recomendados

agronomia, alimentar, ambiente

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular (UC) é Teórico-Prática, dá particular relevo às atividades de pesquisa, organização e estudo conduzidas pelo aluno e à realização de um trabalho de grupo. As aulas estão organizadas aplicando duas técnicas: aulas de exposição/discussão e aulas práticas orientadas param a realização em grupo de uma proposta de plano de marketing, apresentado e defendido. A U.C avalia as competências individuais, a compreensão dos conceitos teóricos relativos as áreas da comercialização e análise do negócio, através da realização um teste escrito e que representa 40% da classificação da U C. A capacidade de trabalho em grupo, a capacidade de inovação, liderança e a capacidade de fazer uso das competências teóricas adquiridas são avaliadas através da elaboração, apresentação e defesa do plano de marketing

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da UC é dar a conhecer: o comércio mundial dos produtos da agricultura biológica; desenvolver técnicas para análise do perfil do cliente; saber aplicar a regulamentação como técnica de marketing.
O aluno deverá identificar a estrutura e os principais atores do sistema de comercialização e saber desenvolver uma estratégia de marketing. Entender a estrutura do mercado dos produtos produzidos pelo modo da agricultura biológica e identificar e compreender as principais políticas e os seus agentes “stakeholders”.
Deverá ainda desenvolver uma estratégia de marketing para um produto produzido com matérias provenientes da agricultura pelo modo biológico, formular uma perspectiva das tendências e desafios futuros e realizar a promoção e o desenvolvimento do conhecimento do marketing dos produtos da agricultura biológica

Programa

1. Principais características da agricultura de produtos biológicos: antecedentes históricos e vantagens potenciais
2. A estrutura da agricultura e transformação dos produtos da agricultura produzido através do modo da agricultura biológicas
3. Visão global do consumo: estudos de casos
4. O papel institucional, as políticas da OMC, EU e nacionais. O acesso ao mercado
5. Análise do perfil do consumidor dos produtos produzido pelo modo da agricultura biológica
6. Estrutura da cadeia de comercialização “supply channel management”
6.1. Comércio doméstico: canais de comercialização e regulamentação nacional
6.2 – Importação e exportação: canais de comercialização e regulamentação internacional
7. Estratégias de marketing mix: teoria e aplicação aos produtos da agricultura biológica

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%
  • - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%
Avaliação continua
  • - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%
  • - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotler, P. (2014). Principles of Marketing. Pearson Education Limited.

Barrote, Isabel (2010), MANUAL DE CONVERSÃO AO MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO, DIVISÃO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA, 2010,http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/conteudos/biologia/manual%20

Arbindra Rimal and Wanki , Moon Perceived Risks of Agro-biotechnology and Organic Food Purchase in the United States Selected Paper prepared for presentation at the Southern Agricultural Economics Association Annual Meetings Little Rock, Arkansas, February 5-9, 2005.

Marketing Trends for Organic Food in the 21st Century , G. Baourakis (Editor)

COMMUNICATION FROM THE COMMISSION TO THE COUNCIL AND THE EUROPEAN PARLIAMENT, European Action Plan for Organic Food and Farming;

Organic Agricultural Products: Marketing and Trade Resources., Special Reference Briefs Series no. SRB 2003http://www.nal.usda.gov/afsic/pubs/OAP/OAP.shtml