Marketing de Destinos Turísticos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

No âmbito desta disciplina considera-se relevante enquadrar os conteúdos numa abordagem de exposição oral, baseados em estudos de caso ilustrativos. Os alunos serão incitados a consultar obras de referência constantes da bibliografia e a aplicar conceitos relacionados com o Marketing Turístico em trabalhos de grupo, o que lhes permitirá desenvolver estudos académicos e científicos com uma componente prática. Serão desenvolvidos trabalhos de grupo em aula, nos quais os alunos poderão analisar e preparar a apresentação de estudos de caso. Está prevista a lecionação de aulas teóricas e práticas, recorrendo-se a gráficos e palavras-chave para o enquadramento de conteúdos mais relevantes, exemplificativos dos conceitos e das situações analisadas. No que concerne à avaliação, são propostos dois modelos (ver no campo respetivo).

Resultados de Aprendizagem

Estimular o pensamento crítico relativamente aos conceitos-base do marketing turístico; – Realçar a importância da aplicação de estratégias e técnicas de marketing adequadas a contextos específicos da indústria turística; – Fomentar a perspetiva crítica dos alunos na investigação e aplicação de estratégias de marketing em diferentes casos de estudo; – Avaliar a eficácia das técnicas de marketing nos destinos turísticos e reconhecer a importância da aplicação de conceitos e métodos adaptáveis a estas áreas com vista ao sucesso das empresas que operam no setor; – Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-motivação, auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos; – Preparar os alunos para situações práticas futuras na elaboração de estudos e projetos na área do Marketing Turístico.

Programa

1.Princípios gerais do Marketing 1.1 Conceitos-base e novas abordagens ao nível do Marketing; 2. O Marketing Turístico e as características dos serviços 2.1 Características dos serviços em Turismo; 2.2 Características do Marketing Turístico e a sua evolução; 3. O ambiente do Marketing 3.1 A análise de mercado em Marketing Turístico; 3.2 O Processo “Business to Consumer” – análise do comportamento do consumidor; 3.3 Segmentação de mercado, targeting e posicionamento; 3.4 O Planeamento do Marketing Estratégico; 4. O Marketing Digital e as redes sociais na Indústria Turística 4.1 As novas tecnologias no Marketing enquanto ferramentas estratégicas; 4.2 A Comunicação através do marketing digital como forma de aumentar a competitividade das empresas; 5. As variáveis do Marketing-mix 5.1 O Produto 5.2 O Preço 5.3 A Distribuição 5.4 A Comunicação de Mercado 6. Características do Marketing de Destinos Turísticos 6.1 A Competitividade dos destinos turísticos e o papel das DMOS.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho individual - 40.0%
  • - presença nas sessões com realização de atividades - 10.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Exame
  • - Prova escrita - 50.0%
  • - trabalho prático - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Gronröos, C. (2007). Service Management and Marketing: Customer Management in Service Competition (3rd Ed.). West Sussex, England: John Wiley & Sons Ltd.

Kastenholz, E. (2004). «Management of Demand» as a Tool in Sustainable Tourist Destination Development. Journal of Sustainable Tourism, 12, 5, 388-408.

Kotler, P., Keller, K., Brady, M., Goodman, M., & Hansen, T. (2009). Marketing Management. Pearson Education Limited, England.

Pike, S., & Page, S. (2014). Destination Marketing Organizations and destination marketing: A narrative analysis of the literature. Tourism Management, 41, 202-227.

Sarmento, E., Abranja, N. & CArvalho, R. (2022). Plano de Marketing e Marketing digital na hotelaria e turismo. Lidel – edições técnicas-

Xiang, Z., Magnini, V., & Fesenmaier, D. (2015). Information technology and consumer behavior in travel and tourism: Insights from travel planning using the internet. Journal of Retailing and Consumer Services, 22, 244-249.