Marketing de Serviços

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas são variadas. Procura-se corresponder a diferentes padrões de exigência: Exposições realizadas pelo professor, momentos de interactividade com a participação de todos, elaboração de trabalhos realizados individualmente e em grupo, posteriormente apresentados, observação e discussão de vídeos didácticos, pesquisa orientada em bases de dados disponíveis na internet e em livros existentes na biblioteca da escola.
Os alunos inscritos na disciplina poderão obter a aprovação através de dois processos: Avaliação Periódica e
Exame Final.
A avaliação periódica obriga à realização de uma frequência e de um trabalho com igual peso.
– Serão aprovados na disciplina, por intermédio do processo de exame final, os alunos que obtenham uma nota final igual ou superior a 10 valores.

Resultados de Aprendizagem

Abordar o Marketing de Serviços como área de eleição para as estratégias de diferenciação.
– Interpretar a passagem da sociedade de consumo para a sociedade de consumidores.
– Reflectir sobre o papel da satisfação do consumidor.
– Analisar casos reais que permitam uma aproximação ao Mundo empresarial. – Conhecer aspectos básicos da gestão de crise nas organizações.

Programa

– Visão estratégica do Marketing de Serviços
– A nova concorrência
– O crescimento do sector terciário
– Análise de mercado
– A satisfação dos consumidores
– A qualidade em serviços
– Marketing interno e gestão de crise

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alves, C. (2002) Comportamento do Consumidor – Análise do Comportamento de Consumo da Criança. Lisboa, Escolar Editora
– Alves, C. (2003) Satisfação do Consumidor Lisboa, Escolar Editora
– Alves, C. (2007) Comportamento Organizacional – A gestão de crise nas organizações.
– Berry, L. & Parasuraman, A. (1991) Marketing Services – Competing through quality. New York, Free Press – La Croix – Sablayrolles, H (2002) Êtes – vous vraiment orienté clients ? le marketing stratégique orienté clients. Paris, Dunod
– Lindon, D. et al (2000) Teoria e prática do marketing. Lisboa, Dom Quixote – Saias, L. (2007) Marketing de Serviços. Lisboa, Universidade Católica