Conhecimentos de Base Recomendados
Noções de gestão de empresas e noções básicas de marketing
Métodos de Ensino
A presença nas aulas é vivamente aconselhada (tratando-os de Avaliação periódica)
As sessões em sala de aula combinam apresentações didáticas com grupos de discussão.
Cada aluno é, ainda, incentivado a trazer materiais de interesse para a sala de aula; e pesquisar e trazer estudo de casos de marketing e internacionalização.
Os alunos são também estimulados a desenvolver trabalhos em equipas e o resultado é apresentado e discutido em sala de aula.
O trabalho de equipa incorpora:
Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto
Aprendizagem situada e com possível serviço à comunidade
Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa
Enquanto estratégica pedagógica recorre-se também a :
Utilização de plataformas de interação
Trabalhos em pequenos grupos em sala de aula
Utilização de vídeos para discussão em sala de aula
Resolução de problemas e casos especialmente em pequenos grupos
Resolução de casos de estudo
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Marketing e Internacionalização tem como grande objetivo provocar os alunos a olhar as oportunidades de negócios em mercados internacionais através d lente marketing.
Com efeito, atualmente os negócios são perspetivados e reconhecidos na aldeia global, e onde coexiste a realidade física e virtual na experiência do consumidor.
É, assim, vital a prática do marketing, permitindo a antecipação aos mercados, o conhecimento e acompanhamento do comportamento dos consumidores e a visão sobre a direção dos negócios. Desta forma, as empresas relacionam-se com os seus clientes, e outros stakeholders, coexistindo a empresa num largo espectro de competição à escala global.
Esta unidade pretende assim abordar e discutir problemáticas associadas aos negócios globais, desenvolvendo as competências para que os alunos saibam escolher as fontes de informação, identificar e analisar os fatores competitivos para as empresas operarem eficazmente neste ambiente internacional. Os alunos são incitados a desenvolver as variáveis que dizem respeito à área do marketing em diferentes situações de internacionalização, manejar ferramentas de gestão comercial para a internacionalização, tendo ainda presente as novas tendências do marketing digital. E, acima de tudo, criarem a atitude e competências para criar valor no mercado global.
Programa
- A importância do marketing no mundo global
1.1. O conceito do marketing
1.2. Evolução do marketing e marketing 5.0.
1.3. Tendências na área do marketing
2. O consumidor
2.1. A primazia do consumidor
2.2. A experiência do consumidor
3. Os princípios da gestão do marketing
4. As políticas de marketing na internacionalização
4.1. O ‘marketing-mix’ no marketing international
4.2. A oferta e os serviços num contexto global
4.3. Desenvolvimento do marketing-mix
4.4. O valor das marcas
4.5. Os preços num contexto global
4.6. A comunicação nos mercados globais
4.7. As redes sociais
4.8. A gestão internacional da cadeia de distribuição e o retalho internacional
5. A internacionalização
5.1. A internacionalização e os desafios da globalização
5.2. Formas de entrada no mercado internacional
5.3. As especificidades da estratégia de marketing no contexto da internacionalização
5.4. O planeamento comercial em contexto de internacionalização e no mundo digital
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal
Kotler, Philip, Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.
Bibliografia complementar;
- Baynast, Arnaud de et al. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital. Publicações Dom Quixote.
- Brown, Tim (2019). Change by Design. Harper Business.
- Conrado, Adolpho (2012). Os 8 P’s do Marketing Digital – O guia estratégico do marketing digital. Texto Editores.
- Kotler, P., Kartajava, H., Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. 4th European edition. Actual Editora.
- Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition. Prentice-Hall Europe.
- López, Francisco J, Esteves, José Lubian (2017). Value in a Digital World: How to assess business models and measure value in a digital world. Springer International Publishing.
- Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, Massa, Lorenzo (2022). Sustainable business model design. Berlin: the authors, corp.
- Hollensen, Svend (2019). Marketing Management: a relationship approach. 4thrd. Edition. Pearson. •
- Hortinha, Joaquim (2001). E-marketing. Edições Sílabo.
- Oliveira, Calos Manuel de (2023). Humantech Marketinh – O marketing molecular e humano. Editora Atual.
- Silva, Susana Costa, Meneses, Raquel Meneses, Pinho, José Carlos (2018). Marketing Internacional. Actual Editora.