Marketing e Internacionalização

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções de gestão de empresas  e noções básicas de marketing

Métodos de Ensino

A presença nas aulas é vivamente aconselhada (tratando-os de Avaliação periódica)

 

As sessões em sala de aula combinam apresentações didáticas com grupos de discussão.

Cada aluno é, ainda, incentivado a trazer materiais de interesse para a sala de aula; e pesquisar e trazer estudo de casos de marketing e internacionalização.

Os alunos são também estimulados a desenvolver trabalhos em equipas e o resultado é apresentado e discutido em sala de aula.

 

O trabalho de equipa incorpora:

Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto

Aprendizagem situada e com possível serviço à comunidade

Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa

 

Enquanto estratégica pedagógica recorre-se também a :

Utilização de plataformas de interação

Trabalhos em pequenos grupos em sala de aula

Utilização de vídeos para discussão em sala de aula

Resolução de problemas e casos especialmente em pequenos grupos

Resolução de casos de estudo

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Marketing e Internacionalização tem como grande objetivo provocar os alunos a olhar as oportunidades de negócios em mercados internacionais através d lente marketing.

Com efeito, atualmente os negócios são perspetivados e reconhecidos na aldeia global, e onde coexiste a realidade física e virtual na experiência do consumidor.

É, assim, vital a prática do marketing, permitindo a antecipação aos mercados, o conhecimento e acompanhamento do comportamento dos consumidores e a visão sobre a direção dos negócios. Desta forma, as empresas relacionam-se com os seus clientes, e outros stakeholders, coexistindo a empresa num largo espectro de competição à escala global.

Esta unidade pretende assim abordar e discutir problemáticas associadas aos negócios globais, desenvolvendo as competências para que os alunos saibam escolher as fontes de informação, identificar e analisar os fatores competitivos para as empresas operarem eficazmente neste ambiente internacional. Os alunos são incitados a desenvolver as variáveis que dizem respeito à área do marketing em diferentes situações de internacionalização, manejar ferramentas de gestão comercial para a internacionalização, tendo ainda presente as novas tendências do marketing digital. E, acima de tudo, criarem a atitude e competências para criar valor no mercado global.

Programa

  1. A importância do marketing no mundo global

1.1.   O conceito do marketing

1.2.   Evolução do marketing e marketing 5.0.

1.3.   Tendências na área do marketing

2. O consumidor

2.1.   A primazia do consumidor

2.2.   A experiência do consumidor

3. Os princípios da gestão do marketing

4. As políticas de marketing na internacionalização

4.1.   O ‘marketing-mix’ no marketing international

4.2.   A oferta e os serviços num contexto global

4.3.   Desenvolvimento do marketing-mix

4.4.   O valor das marcas

4.5.   Os preços num contexto global

4.6.   A comunicação nos mercados globais

4.7.   As redes sociais

4.8.   A gestão internacional da cadeia de distribuição e o retalho internacional

5. A internacionalização

5.1.   A internacionalização e os desafios da globalização

5.2.   Formas de entrada no mercado internacional

5.3.   As especificidades da estratégia de marketing no contexto da internacionalização

5.4.   O planeamento comercial em contexto de internacionalização e no mundo digital

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal

 

Kotler, Philip, Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.

 

Bibliografia complementar;

 

  • Baynast, Arnaud de et al. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital. Publicações Dom Quixote.
  • Brown, Tim (2019). Change by Design. Harper Business.
  • Conrado, Adolpho (2012). Os 8 P’s do Marketing Digital – O guia estratégico do marketing digital. Texto Editores.
  • Kotler, P., Kartajava, H., Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. 4th European edition. Actual Editora.
  • Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition. Prentice-Hall Europe.
  • López, Francisco J, Esteves, José Lubian (2017). Value in a Digital World: How to assess business models and measure value in a digital world. Springer International Publishing.
  • Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, Massa, Lorenzo (2022). Sustainable business model design. Berlin: the authors, corp.
  • Hollensen, Svend (2019). Marketing Management: a relationship approach. 4thrd. Edition. Pearson. •
  • Hortinha, Joaquim (2001). E-marketing. Edições Sílabo.
  • Oliveira, Calos Manuel de (2023). Humantech Marketinh – O marketing molecular e humano. Editora Atual.
  • Silva, Susana Costa, Meneses, Raquel Meneses, Pinho, José Carlos (2018). Marketing Internacional. Actual Editora.