Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários conhecimentos base.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e Estudo de Casos.
Resultados de Aprendizagem
a) Compreender os desafios atuais enfrentados pelos territórios;
b) Entender as variáveis explicativas do comportamento de compra aplicado ao marketing territorial;
c) Conhecer e utilizar técnicas de diagnóstico e de planeamento estratégico em marketing territorial;
d) Definir estratégias para promover e comunicar o território;
e) Definir estratégias de retenção, atracão e fixação de pessoas, empresas e investimentos.
Programa
1. Introdução ao Marketing
2. Dimensões do Marketing Territorial
3. Ferramentas de diagnóstico em Marketing Territorial
4. Objetivos do Marketing Territorial
5. Públicos-alvo do Marketing Territorial
6. Estratégias e políticas do Marketing Territorial
7. Branding e promoção do Território
8. Avaliação de resultados
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho prático - 50.0%
- - Testes Escritos - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Figueira, A. P. (2011). Marketing Territorial: Uma Nova Dimensão do Marketing. Estarreja: Mel Editores
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. (12.ª Edição). São Paulo: Pearson Prentice-Hall
Kotler, P., Bowen, J. & Makens, J. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism. (7th Edition). Harlow: Pearson.
Kotler, P., Gertner, D., & Rein, I. (2007). Marketing Places: Attracting Investment, Industry, And Tourism To Cities, States, And Nations. New York: Free Press
Moilanen, T. & Rainisto, S. (2009). How to Brand Nations, Cities and Destinations: A Planning Book for Place Branding. Hampshire and New York: Palgrave Macmillan
Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (Eds) (2002). Destination Branding. Creating the unique destination proposition. Oxford: Butterworth-Heinemann
Rainisto, S. (2009). Place Marketing and Branding: Success Factors and Best Practices. Saarbrücken: Lambert Academic Publishing